fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Após quedas de árvores durante temporal, prefeitura propõe mudança na análise de corte

Após quedas de árvores durante temporal, prefeitura propõe mudança na análise de corte

Image

Depois da queda de várias árvores, em função das fortes chuvas e ventos que atingiram Divinópolis no primeiro dia do ano, a Secretaria de Meio Ambiente anunciou mudanças na poda e manutenção de áreas verdes da cidade.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Políticas Urbanas, Ezequiel Cilas, houve uma reunião na manhã deste sábado, 02, com o Secretário Municipal de Operações, Serviços Urbanos e Agronegócio (SEMSUR), Gustavo Mendes Martins, e foi decidido que o setor de análise técnica, que até então está lotado na Secretaria de Planejamento, será transferido para a SEMSUR como forma de agilizar a execução dos cortes de árvores.

Ainda segundo Ezequiel, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá elaborar o Plano Municipal de Arborização Urbana e Paisagístico, para aumentar as áreas verdes da cidade através de diretrizes de execução e com metas para curto, médio e longo prazo. O Plano será o instrumento de planejamento e disciplina para o plantio, manejo, preservação e expansão da arborização na cidade com o objetivo de melhorar o cenário paisagístico, além de evitar conflitos entre a arborização e outros equipamentos públicos, como fios, postes e sinalização de trânsito, como vista nas fotos anexas, evitando maiores danos ao meio ambiente e à população.

Será discutido junto ao Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA) a aprovação de norma para que as compensações ambientais possam contemplar a arborização na cidade.

O secretário ainda garantiu que com o plano será possível realizar o replantio e plantio de árvores por toda a cidade.