fbpx
Pular para o conteúdo

Após pesquisa CDL pede reabertura de bares e restaurantes

Image

Afetados há mais de dois meses por causa do coronavírus, os bares e restaurantes aguardam uma definição para voltar a funcionar. Em Divinópolis, inevitavelmente houve demissões e o setor já tem feito adequações para não ficar no prejuízo e não perder clientes. O ministério público, inclusive, já havia emitido uma orientação à prefeitura em relação a esses estabelecimentos. Desde o decreto que proíbe a abertura de bares e restaurantes, alternativas tiveram que ser buscadas, como a entrega na casa do cliente, mas só isso, não ajuda a fechar contas.De acordo com a associação brasileira de bares, restaurantes e alimentação fora do lar, somente em Divinópolis, o setor emprega cerca de dez mil pessoas.

No dia 21 de maio, a ABRASEL lançou uma cartilha com orientações importantes sobre como retomar os trabalhos em lanchonetes e restaurantes. A cartilha destaca, por exemplo, o distanciamento de mesas, que deve ser de um metro. Adequação das medidas de higiene do piso e mesas, deixar o ambiente com ventilação natural.  Na cartilha, a ABRASEL ainda sugere pagamento por cartão, instalação de uma barreira de acrílico. Nos restaurantes a quilo, a associação ainda sugere entre outros tópicos luvas descartável de plástico ou guardanapos de papel na entrada do buffets, recipientes com álcool em gel 70% na entrada do Buffet. E os alimentos devem ser cobertos com protetores salivares com fechamentos laterais e também na frente. 

Há mais de quatro semanas, a prefeitura flexibilizou o comércio em Divinópolis, a cdl tenta agora a possibilidade de abrir o comércio todos os dias, seguindo várias regras. E os comerciantes não veem a hora de tudo voltar ao normal.