Após denúncia do Sintram, prefeitura diz que nova sede do ESF do Primavera será inaugurada em abril - Portal MPA

Publicidade

Após denúncia do Sintram, prefeitura diz que nova sede do ESF do Primavera será inaugurada em abril

Postado em 04/01/2022 18:29

Semusa retoma obras na nova unidade de saúde do Primavera. Foto: PMD

 

A Prefeitura de Divinópolis informou que, após assinatura de contrato com a Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), realizado no mês de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), agora dispõe de uma equipe maior para conclusão da nova sede da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Primavera. A previsão é de que a obra seja concluída até o mês de abril de 2022.

Nesta segunda-feira, 03, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) esteve em inspeção, no local e disse que  foram encontrados servidores trabalhando em condições insalubres. “Há infiltrações e mofo em todos os cômodos, e o mato alto toma conta do entorno da ESF. No consultório médico, parte do forro, que é feito de madeira, cedeu e formou diversas rachaduras na estrutura, o que indica o risco de desabamento”, afirmou o sindicato em nota.

Segundo a prefeitura, após visita do secretário municipal de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, bem como da equipe do nível central no início da gestão, foi constatado que a gestão anterior havia alugado um imóvel totalmente incompatível para uma unidade de saúde.

Após análise, foi constatado um imóvel público, na mesma rua onde a unidade está localizada. A partir daí, foi iniciado os trabalhos de elaboração do projeto arquitetônico, bem como aprovação deste, junto a Vigilância Sanitária Estadual, para atender a todos os requisitos mínimos necessários exigidos pela RDC 50/2002 da Anvisa.

Após esta aprovação, foi dado início as obras, ainda com equipe pequena para esta operação, o que estendeu o cronograma para finalização. Após ampliação da equipe de trabalho foi possível a retomada da obra e a intenção de que é o mês de abril ela esteja concluída e a equipe passe a atender nesta nova sede, com todas as condições necessárias, dentro de parâmetros sanitários, atender a população desta região.

Sintram encontra condições precárias de trabalho na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Primavera