fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Após denúncia do Sintram, prefeitura diz que nova sede do ESF do Primavera será inaugurada em abril

Após denúncia do Sintram, prefeitura diz que nova sede do ESF do Primavera será inaugurada em abril

Image
Semusa retoma obras na nova unidade de saúde do Primavera. Foto: PMD

Semusa retoma obras na nova unidade de saúde do Primavera. Foto: PMD

A Prefeitura de Divinópolis informou que, após assinatura de contrato com a Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), realizado no mês de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), agora dispõe de uma equipe maior para conclusão da nova sede da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Primavera. A previsão é de que a obra seja concluída até o mês de abril de 2022.

Nesta segunda-feira, 03, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) esteve em inspeção, no local e disse que  foram encontrados servidores trabalhando em condições insalubres. “Há infiltrações e mofo em todos os cômodos, e o mato alto toma conta do entorno da ESF. No consultório médico, parte do forro, que é feito de madeira, cedeu e formou diversas rachaduras na estrutura, o que indica o risco de desabamento”, afirmou o sindicato em nota.

Segundo a prefeitura, após visita do secretário municipal de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, bem como da equipe do nível central no início da gestão, foi constatado que a gestão anterior havia alugado um imóvel totalmente incompatível para uma unidade de saúde.

Após análise, foi constatado um imóvel público, na mesma rua onde a unidade está localizada. A partir daí, foi iniciado os trabalhos de elaboração do projeto arquitetônico, bem como aprovação deste, junto a Vigilância Sanitária Estadual, para atender a todos os requisitos mínimos necessários exigidos pela RDC 50/2002 da Anvisa.

Após esta aprovação, foi dado início as obras, ainda com equipe pequena para esta operação, o que estendeu o cronograma para finalização. Após ampliação da equipe de trabalho foi possível a retomada da obra e a intenção de que é o mês de abril ela esteja concluída e a equipe passe a atender nesta nova sede, com todas as condições necessárias, dentro de parâmetros sanitários, atender a população desta região.

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/cidade/sintram-encontra-condicoes-precarias-de-trabalho-na-estrategia-de-saude-da-familia-esf-do-bairro-primavera/