Publicidade

AMM apoia lançamento do guia do Sebrae com dicas de empreendedorismo para candidatos às eleições

Postado em 05/10/2020 10:25

Os candidatos às eleições municipais deste ano estão sendo estimulados a incluir a pauta do empreendedorismo e dos pequenos negócios em suas campanhas. O Sebrae lançou o Guia  “10 Dicas do Sebrae para o Candidato”, documento que reúne um conjunto de propostas de políticas públicas para os futuros prefeitos e prefeitas, bem como vereadores e vereadoras que serão eleitos no próximo mês de novembro.

A Associação Mineira de Municípios (AMM) apoia o lançamento do guia, que tem como objetivo qualificar o debate sobre a importância de fortalecer a atividade empreendedora nos municípios brasileiros, em especial, neste momento de retomada da economia, diante da crise causada pela pandemia do coronavírus.

As propostas contidas no documento contribuem para a criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo, o fomento aos pequenos negócios, a geração de empregos, o aumento da competitividade econômica e da arrecadação de tributos dos municípios. “Os pequenos negócios nunca precisaram de um olhar tão atento dos gestores públicos como agora”, avalia João Cruz, diretor técnico do Sebrae Minas.

O segmento que responde por 99,1% das empresas e 61% dos empregos formais em Minas Gerais foi o mais impactado pela pandemia, e ainda tenta se recuperar das perdas acumuladas desde março. “A recuperação é lenta e gradual e dependerá das medidas que serão tomadas daqui em diante. Os candidatos precisam ter um olhar mais atento para este importante motor da nossa economia. Afinal, são mais de 2,3 milhões de estabelecimentos que respondem por 27% do PIB estadual”, explica João Cruz.

A sétima edição da pesquisa do Sebrae ‘O impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios”, feita no final de agosto, mostra que 75% dos empresários do segmento ainda registram queda no faturamento mensal. Outro indicador que mostra o impacto da crise no segmento é o índice de abertura de pequenos negócios no primeiro semestre deste ano, que foi apenas 0,3% maior que no mesmo período de 2019. “Entre o primeiro semestre de 2019 e 2018, o crescimento foi de 14%, logo, era esperado o percentual de crescimento maior que 15% em 2020, já que o número cresce ano a ano”, afirma o diretor do Sebrae Minas.

O guia está disponível para consulta e download no site www.sebrae.com.br/minasgerais (clique aqui).

“10 Dicas do Sebrae para o Candidato”

As 10 dicas sugeridas pelo Sebrae se desdobram em 100 ideias para o plano de governo de desenvolvimento econômico dos municípios. A iniciativa conta com o apoio da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), do Instituto Rui Barbosa, com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.

Medidas emergenciais e estruturantes

O Sebrae em Minas Gerais atua em diversas frentes para promover o desenvolvimento dos municípios, com foco no empreendedorismo e nos pequenos negócios. A versão estadual do Guia “10 Dicas do Sebrae para o Candidato” apresenta algumas ideias de ações que podem ser adotadas pelos gestores públicos municipais para a retomada do desenvolvimento econômico local.

Confira as três publicações que ajudarão os candidatos e gestores públicos na valorização dos pequenos negócios e das vocações econômicas locais:

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!