fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • AMM apoia campanha de doação de sangue “Junho Vermelho”

AMM apoia campanha de doação de sangue “Junho Vermelho”

AMM apoia campanha "Junho Vermelho" sobre doação de sangue
Foto: AMM/AMM apoia campanha "Junho Vermelho" sobre doação de sangue

O sexto mês do ano é marcado pela campanha “Junho Vermelho”. A AMM apoia esta causa e convida os gestores públicos a mobilizarem a população e aderirem à campanha de doação de sangue, uma ação que salva muitas vidas. Além disso, em 14 de junho, é lembrado o Dia Mundial do Doador de Sangue e a Fundação Hemominas conclama os doadores voluntários de sangue de todos os tipos sanguíneos, em especial os dos tipos O positivo, O negativo e A positivo a comparecerem em suas unidades para a doação e ajudar a reverter a situação de queda nos estoques de sangue.

Até o final de maio, os estoques de sangue estavam, em média, 48% abaixo do ideal, sendo que a queda dos tipos O negativo, O positivo e A positivo chegava a 60%.

Apesar da suspensão das cirurgias eletivas, a Fundação Hemominas lembra que, a todo instante, pessoas sofrem acidentes, necessitam de cirurgias de urgência, de transplantes. Além disso, alguns pacientes – como os portadores de anemias falciformes, hemofilia e outras doenças crônicas – precisam, constantemente, receber transfusão de sangue e hemocomponentes.

A Fundação Hemominas segue rigorosamente os procedimentos de prevenção para que os doadores se sintam seguros ao entrar na instituição e fazer a doação de sangue. Os profissionais das unidades são capacitados e seguem todas as normas de proteção, a fim de proporcionar segurança para quem doa e sangue de qualidade para o paciente.

Como fazer a doação 

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, bem descansado no momento da doação, alimentado, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelo Coronavírus, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação).

Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo Covid-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

Em virtude da pandemia do coronavírus, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo que leve, ou febre ou outros sintomas infecciosos, deverá aguardar 30 dias após recuperação para doar.

Conheça todas as condições e restrições para doação de sangue.

As doações devem ser agendadas online ou pelo MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.

Consulte os endereços e horários de atendimento das unidades Hemominas em todo o Estado. Em Divinopolis, o hemoninas fica na Rua José Gabriel Medef, 221 – Padre Liberio.

Com informações AMM

AMM apoia campanha "Junho Vermelho" sobre doação de sangue
Foto: AMM/AMM apoia campanha “Junho Vermelho” sobre doação de sangue