fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Educação
  • Alunos da UEMG Divinópolis fecham Avenida Paraná em protesto contra cortes na educação e por sinalização na via

Alunos da UEMG Divinópolis fecham Avenida Paraná em protesto contra cortes na educação e por sinalização na via

Image

Alunos da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), campus Divinópolis, realizaram uma manifestação na frente da unidade, na Avenida Paraná, na noite desta quarta-feira, 06. A via chegou a ser fechada (veja os vídeos). Entre as reivindicações dos estudantes estão os contratos de estágio hospitalares, a sinalização em frente a universidade, o restaurante universitário e os cortes na educação.7

Uma das reclamações do estudantes é sobre a falta de sinalização da Avenida Paraná, o que dificulta a passagem de pedestres.  “A prefeitura fez uma grande obra de recapeamento e drenagem da via e ficou ótimo. Muito bonito! Mas falta sinalização. Não nenhuma faixa. Pra quem vem a pé, atravessar em frente a UEMG ficou quase impossível, além de muito perigoso”, destaca Lourdes Santos, do curso de Assistência Social.

Outra reclamação é em relação a condições da universidade. O Campus de Divinópolis não tem restaurante universitário. Os alunos também protestaram contra a possibilidade de cortes no orçamento das universidades estaduais para 2023.

Ainda segundo a liderança estudantil, alunos do último período de cursos como fisioterapia, enfermagem e psicologia não estão encontrando estágios na área, o que acaba por travar a formatura, já que a etapa de inclusão no mercado de trabalho é obrigatório. Os alunos afirmam que a própria universidade tem travado alguns documentos e atrasado processos.