fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Ação do MP cobra do município um plano de contingência para proteger as pessoas em situação de rua

Ação do MP cobra do município um plano de contingência para proteger as pessoas em situação de rua

Image
Foto: Uarlen Valerio / O Tempo - 19.03.2020

O Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, de Divinópolis, propôs nesta sexta-feira, 27 uma Ação Civil Pública contra o município de Divinópolis. O objetivo da ação é de determinar a elaboração de um Plano de Contingência Emergencial Intersetorial especificamente voltado aos cuidados à população em situação de rua e para constituição de um Grupo de Apoio para enfrentamento à epidemia do Covid-19, este voltado tanto para a elaboração do referido plano como também para monitorar e avaliar as ações implantadas pela prefeitura municipal.

A proposta com o pedido de tutela de urgência, alega falta de providências específicas voltadas às pessoas em situação de rua, o que pode permitir a expansão da doença e de seus efeitos de maneira incalculável, o que coloca na berlinda até mesmo as outras medidas já adotadas pelo município.

Por fim, de acordo com a Promotoria de Justiça, antes do ajuizamento da ação foi expedida Recomendação ao município, orientando para a tomada das providências no campo administrativo. Todavia, em que pese as orientações repassadas, não houve sequer resposta da municipalidade sobre o acolhimento da recomendação do MPMG, o que justificou a adoção da medida judicial como forma de se resguardar e proteger os moradores de rua.

Fonte: MPMG