fbpx
Pular para o conteúdo

CEMUD participa da 21ª Semana Nacional de Museus

Image

A Semana de Museus é uma ação cultural, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, que ocorre em todo território nacional, em celebração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e que busca promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentando o público visitante e intensificando a relação dos museus com a sociedade. No ano de 2023, em sua 21ª edição, o evento propõe uma reflexão sobre a importância dos museus na promoção sustentabilidade, educação ambiental, saúde mental e inclusão social e acontece entre os dias 15 e 21 de maio em instituições museológicas de todo Brasil. Dessa forma, o tema proposto para esse ano é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, apoiando três dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas – ONU, a saber: Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vidana Terra.

O Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho – Cemud, contando com o apoio das Coordenações Integradas de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação – CIEPP, do Grupo de Pesquisa e Extensão Sobre Relações Étnico-Raciais Quilombo e Tehey Pataxoop, do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID História e Interdisciplinar, da Direção Acadêmica, dos cursos de Agronomia, História e Ciências Biológicas da UEMG Unidade Divinópolis desenvolveu uma programação que acontece entre dos dias 16 e 26 de maio e conta com exposições, mesas-redondas, palestras e oficinas.

 
Outro destaque desse ano é a parceria com a Superintendência Regional de Educação – SRE e a Secretaria de Educação de Divinópolis, estreitando o relacionamento com escolas de Divinópolis e região aproximando, ainda mais, a universidade e o ambiente acadêmico da comunidade como um todo. Trata-se de um projeto que, além de ofertar visitas às exposições, oficinas, mesas-redondas promoverá também visitas técnicas ao CEMUD (por se tratar de uma Instituição Museológica e Arquivística da UEMG Divinópolis), aos Laboratórios, Biblioteca e aos Núcleos de Pesquisa e Extensão da Unidade. Buscamos, com essas visitas, ampliar o conhecimento das atividades, cursos oferecidos e infraestrutura da UEMG Unidade Divinópolis para a comunidade escolar da região.

Programação Semana de Museus 2023

Mais informações podem ser obtidas, por WhatsApp, pelo telefone (37) 3229-3553, ou pelo e-mail
[email protected].