O Monitoramento Econômico realizado pela CDL Divinópolis, em parceria com o Instituto Vitaltec, apresenta dados sobre as solicitações de seguro-desemprego no país e em Divinópolis. Segundo dados do Ministério do Trabalho, no mês de junho, Divinópolis registrou 754 pedidos de seguro desemprego, contra 896 pedidos em maio, resultando numa queda de 15%.
Seguindo o mesmo ritmo nacional, que no mesmo mês foram contabilizados 539.803 requerimentos ao Seguro-Desemprego no Brasil, contra 597.343 requerimentos, em maio. Em termos relativos, verificou-se uma diminuição de 9,6% em junho de 2022.
Maioria dos requerentes são homens
Analisando-se o perfil das pessoas que necessitaram do seguro-desemprego no Brasil, em junho, a maior parte era formada por homens 62,7% e 37,2% mulheres. Já em maio os percentuais eram 61,42% para homens e (38,58%) para mulheres.
Com relação à faixa etária, 31% dos solicitantes estão na faixa de idade de 30 até 39 anos, 37% dos trabalhadores solicitantes têm renda entre um e um e meio salários e 61% possui o ensino médio completo.
O setor de serviços registra mais solicitações
A análise feita por setores econômicos mostra que, em junho a maior parte dos requerimentos estava concentrada nos setores de serviços 37,0% e do comércio 26,2%.
Em comparação com o mês anterior, nota-se aumento na proporção de requerimentos nos setores de Serviços, Construção e Comércio, bem como decréscimos em Agropecuária e Indústria. Em relação a junho de 2021, houve redução na proporção de requerimentos de Agropecuária, Construção, Serviços e Comércio; e aumento da proporção de requerimentos de Indústria.