O nível dos reservatórios do Sistema Paraopeba, responsável pelo abastecimento de água de parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, está 23% menor do que no mesmo período do ano passado. Em comparação com 2022, a redução é de 27%.
Segundo dados da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), neste sábado (31), o volume total dos reservatórios chegou a 178,1 milhões de metros cúbicos, o que representa 64,5% da capacidade.
O nível de todos os reservatórios que compõem o sistema caiu. A situação mais crítica é no de Vargem das Flores, que está abaixo da metade da capacidade, com 49%. O volume de Rio Manso está em 63,5% da capacidade, e o de Serra Azul, em 73,2%.
De acordo com a Copasa, apesar da queda, “os reservatórios de água estão com níveis suficientes para abastecer a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) neste período de estiagem”.
Em todo o mês de agosto, não choveu em nenhum dos reservatórios do Sistema Paraopeba e no Rio das Velhas, também responsável pelo abastecimento na Grande BH. Em Belo Horizonte, não chove há mais de 130 dias.