fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • BH 24 Horas
  • Minas tem mais de 24 mil incêndios em 2024 com pior série histórica

Minas tem mais de 24 mil incêndios em 2024 com pior série histórica

Image

Minas Gerais registrou 24.475 ocorrências de incêndios em vegetação entre janeiro e setembro de 2024, segundo dados do Corpo de Bombeiros (CBMMG). Este número é o mais alto da série histórica iniciada em 2015, superando o total de 2021, até então o pior ano, com 24.336 casos.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu 687 investigações sobre o crime de “provocar incêndio em mata ou floresta” (Art. 41 da Lei de Crimes Ambientais) entre janeiro e 15 de setembro deste ano, um aumento de 98% em relação a 2023.

No mesmo período, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) deteve 216 pessoas em ocorrências relacionadas a incêndios, sendo 76 especificamente por crimes em áreas de florestas.

As multas aplicadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) somam mais de R$ 10 milhões em 2024, referentes a 461 autos de infração e 510 multas ambientais por queimadas ou incêndios. O governo não informou se as punições já foram pagas.

Origem dos incêndios em Minas

O aumento expressivo dos incêndios florestais no estado é atribuído, em grande parte, à ação humana, muitas vezes criminosa.

As regiões com maior incidência de infrações são Jequitinhonha, Leste, Norte e Central.

Especialistas já previam o aumento das ocorrências devido às altas temperaturas, ondas de calor, baixa umidade e longo período de estiagem. No entanto, a ação humana permanece como a principal causa dos incêndios florestais.

A população pode denunciar práticas criminosas relacionadas a incêndios e queimadas pelos números 181, 190, 193 ou 155 (opção 7) ou pelo site da Semad. Entre julho e setembro deste ano, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) recebeu 82 denúncias de crimes e infrações ambientais relacionadas à flora.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x