Aeroporto de Divinópolis restringe voos para a cidade

Postado em 07/12/2017 14:27

A administração do Aeroporto Brigadeiro Cabral em Divinópolis decidiu restringir a operação de aeronaves da aviação geral na cidade. Na prática a medida proíbe que qualquer aeronave pouse ou decole da cidade às terças, quintas e domingos de 14:30 às 16:00, a proibição seria justificada para garantir que nenhuma aeronave atrapalhe a operação dos voos regulares da Azul na cidade. A decisão já está publicada no site da aeronáutica:

Aeroporto de Divinópolis restringe voos para a cidade

A reportagem do Portal MPA ouviu diversos pilotos que operam no aeroporto municipal para saber dos efeitos da proibição e todos foram enfáticos em classificar a decisão como desnecessária uma vez que desde que o voo da Azul começou a operar na cidade nunca houve qualquer tipo de situação que demonstrasse que os dois tipos de aeronave não fossem capazes de voarem em conjunto. Um dos pilotos ressaltou o caráter público do local como justificativa para contrapor a decisão dos administradores do aeroporto.

Apesar de as aeronaves particulares não realizarem transporte regular de passageiros a operação delas no aeroporto é de fundamental importância para o custeio do aeroporto, uma vez que pagam tarifas de pouso e decolagem cada vez que operam na cidade. Estima-se que diariamente o aeroporto receba mais de 100 pousos e decolagens, com a nova proibição o número cairá. Uma escola de aviação na cidade estima que terá uma redução da oferta de horários para voo de 20%.

A proibição irá diminuir a arrecadação proveniente dos voos que pousam e decolam da cidade, aumentando ainda mais o caráter deficitário da administração do aeroporto que desde a chegada dos voos da Azul precisa de um repasse de aproximadamente R$ 50.000,00 mensais da Prefeitura para se manter.

O aeroporto de Divinópolis é considerado um dos aeródromos com melhor infraestrutura do centro-oeste de minas e por este motivo é um dos mais escolhidos por aeroclubes e operadores particulares para utilização. Por diversas vezes o aeroporto recebe aeronaves da Polícia Militar para apoio em operações de transplante de órgãos, operação que poderia ser prejudicada pela nova normativa dos administradores do local.

Aeroporto de Divinópolis restringe voos para a cidade

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com