Neste sábado, 7 de setembro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novos alertas para mais de 400 cidades mineiras, incluindo Divinópolis, Belo Horizonte, Contagem, Betim, e outras na região metropolitana. Esses municípios estão enfrentando um período crítico de baixa umidade do ar, com níveis que podem cair abaixo de 12%. A situação é tão grave que as cidades foram divididas em três níveis de alerta: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo), e vermelho (grande perigo).
Para conferir as cidades que estão nos avisos, clique aqui.
A baixa umidade não só aumenta o risco de incêndios florestais, como também pode causar desconforto significativo para a população, incluindo irritação nos olhos, boca e nariz, ressecamento da pele e dores de cabeça. Vale lembrar que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para o bem-estar é acima de 60%. Para se ter uma ideia da gravidade, o deserto do Saara, um dos lugares mais secos do mundo, tem uma umidade que varia de 14% a 20%.
Em Divinópolis, a situação é ainda mais preocupante, pois não chove na cidade há mais de 118 dias, e o alerta de baixa umidade continuará pelos próximos três dias.
Aviso de: Onda de Calor
Grau de severidade: Grande Perigo
Início: 06/09/2024 09h38min
Fim: 07/09/2024 23h59min
Riscos Potenciais:
INMET publica aviso iniciando em: 06/09/2024 09:38. Risco à saúde. Temperatura 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias. .
Instruções:
- Contate a Defesa Civil (telefone: 199).
Áreas Afetadas:
Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Sul Goiano, Oeste de Minas, Sul/Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes, Norte Mato-grossense, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Sudeste Mato-grossense, Metropolitana de Belo Horizonte, Leste Rondoniense, Centro Goiano, Vale do Rio Doce, Leste de Mato Grosso do Sul, Sul Amazonense, Noroeste Goiano, Nordeste Mato-grossense, Madeira-Guaporé, Noroeste de Minas, Sudoeste Paraense, Centro Amazonense, Centro-Sul Mato-grossense
Orientações para se proteger:
- Beba bastante água durante o dia;
- Dê preferência a alimentos leves e frescos, como saladas, frutas e carnes grelhadas;
- Evite frituras e comidas pesadas;
- Durma em um local bem arejado e, se possível, use um umidificador ou coloque uma bacia com água no quarto;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h;
- Tome banhos com água morna ou fria, e use hidratante para evitar o ressecamento da pele;
- Se tiver problemas respiratórios, procure um especialista;
- Evite provocar queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Para receber alertas de risco de chuvas fortes, granizo, vendavais, alagamentos e outros fenômenos meteorológicos, cadastre-se no Canal Público da Defesa Civil pelo WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivil ou envie uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199. O serviço é gratuito.