ASCADI orienta população a ser parceira no projeto de ampliação da coleta seletiva

Postado em 05/12/2017 9:46

A coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos começa a ser ampliada em Divinópolis. O projeto faz parte do Plano Ambiental desenvolvido pela Associação dos Catadores de Divinópolis. A primeira etapa foi a implantação do projeto de recolhimento do óleo de cozinha e a segunda etapa é a divisão da cidade em setores para expandir o serviço.

Um dos processos é orientar a população a ser parceira da coleta seletiva. Os resíduos sólidos têm estado muito misturados à matéria orgânica, o que permite reaproveitamento de apenas 40% pela Ascadi. Os 60% restantes são, então, encaminhados pela Arbor ao aterro controlado. Desse modo, o processo torna-se mais moroso e caro.

Atuando com materiais recicláveis, a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis (ASCADI) recolhe por mês aproximadamente 50 toneladas de produtos, entre eles o óleo de cozinha usado. Além de ir nas casa, a associação possui quatro pontos de coleta de óleo: em condomínios, em um supermercado e nas escolas Antonieta Fonseca e João Severino de Azevedo.

Mais de quatro mil litros de óleo já foram arrecadados desde janeiro deste ano. Depois de recolhido, o material passa por um processo de tratamento. Daqui o óleo é vendido para uma empresa de Contagem, na grande BH.

O que polui redes de esgoto e consequentemente rios e mares, pode ser fonte de sustento, renovação do meio ambiente e de cidadania. Se você tem óleo que já usou em casa e não sabe o que fazer, entre em contato com a ASCADI pelo telefone (37)99669-6773.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com