]Thalles Emílio Tolentino, de 11 anos, recebeu alta médica na tarde desta quinta-feira (7), após permanecer dez dias internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, em Divinópolis. O caso ganhou repercussão nas redes sociais depois que a mãe do menino publicou um vídeo relatando o drama vivido pela família e cobrando uma transferência hospitalar devido à gravidade do quadro clínico.
Thalles deu entrada na unidade no dia 27 de abril com sintomas de vômito e fortes dores de cabeça. Durante a internação, o menino apresentou descontrole glicêmico severo, com níveis de glicose chegando a 500 mg/dl. Segundo familiares, ele também sofreu quedas bruscas da glicemia, acompanhadas de tremores e risco de desmaio.
Diante da situação, a família buscava uma vaga em hospital especializado para continuidade do tratamento intensivo. No entanto, a transferência não ocorreu.
De acordo com a tia da criança, Claudilene dos Santos, a alta médica foi autorizada após estabilização do quadro, com a glicemia reduzida para 170 mg/dl. O menino já tem consulta marcada para esta sexta-feira (8), na Policlínica Municipal, onde será acompanhado por um endocrinologista.
Os pais receberam orientações para continuidade do tratamento em casa, incluindo retirada de insulina e insumos no posto de saúde, uso de glicosímetro para monitoramento constante da glicemia e acompanhamento nutricional com dieta específica.
A assessoria da UPA informou que as vagas de transferência são reguladas pelo Estado por meio do sistema SUS Fácil e ressaltou que a unidade prestou toda a assistência necessária ao paciente enquanto aguardava definição da vaga.












