Apesar de ocupações, MEC considera tranquilo primeiro dia do Enem

Postado em 06/11/2016 7:04

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) transcorreu com tranquilidade na avaliação do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). As provas foram realizadas em 96,86% dos locais de prova. O Inep ainda não tem um balanço das abstenções nem dos candidatos desclassificados por postagens em redes sociais durante a prova ou outro motivo constante no edital.

.

“Foi bastante tranquilo, mesmo nos locais onde os alunos foram impedidos de comparecer por motivo de invasões e ocupações de escolas”, disse a secretária-executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro. Em coletiva de imprensa, o Inep confirmou o número divulgado no início da tarde de sábado (5) de que o exame foi cancelado em 405 locais, e 271.033 inscritos tiveram as provas adiadas para 3 e 4 de dezembro.

.

Em dois locais que constavam na lista de cancelamento, a prova foi realizada: no Campus Amazonas da Universidade Federal do Oeste do Pará, em Santarém, e o Centro de Ensino Médio Ave Branca (Cemab), em Taguatinga, no Distrito Federal. O Inep admitiu o erro. “Foi uma instabilidade muito grande esse processo de ocupação e um desafio para o Inep conseguir encaminhar e-mails e SMS até hoje de manhã”, justificou a diretora de Gestão e Planejamento do Inep, Eunice Santos.

.

O MEC ainda não tem uma previsão de quanto custará o adiamento de algumas das provas para dezembro. Ontem (4), a pasta tinha informado que custará mais que a previsão inicial de cerca de R$ 12 milhões. Com os cancelamentos, o número total de inscritos aptos a fazer o Enem neste final de semana caiu de 8,6 milhões para aproximadamente 8,4 milhões. Os candidatos fizeram hoje as provas de ciências humanas e de ciências da natureza.

.

Quem pode fazer o Enem no domingo?

.

Os estudantes que fizeram a prova hoje no Campus Amazonas da Universidade Federal do Oeste do Pará e no Centro de Ensino Médio Ave Branca (Cemab) devem fazer também a prova amanhã. Por terem feito o exame nesse sábado, eles não poderão fazer as provas em dezembro.

.

Já os estudantes com provas agendadas para esses locais que não compareceram pela notificação de cancelamento farão as provas nos dias 3 e 4 de dezembro. No caso de novas ocupações que impeçam estudantes que fizeram a prova hoje de prosseguir com o exame amanhã, eles farão o exame nos dias 3 e 4. Hoje, o Inep corrigiu a informação dada ontem de que esses estudantes fariam a prova de dezembro apenas no segundo dia. “O exame é pensado como um todo em termos de dificuldade”, explicou a presidente do Inep, Maria Inês Fini.

.

Os estudantes que chegaram atrasados não poderão aproveitar o adiamento e fazer as provas em dezembro.

.

Segundo dia:

.

Amanhã, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Os estudantes devem ficar atentos ao horário de verão e verificar o horário exato do exame na localidade onde moram. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 pelo horário de Brasília.

.

Os participantes terão cinco horas e meia para resolver questões de linguagens e códigos, redação e matemática.

.

Fonte: Agência Brasil

.

1052887-edit_03375

Brasília – A presidente do Inep, Maria Inês Fini (no centro), divulga balanço do primeiro dia de provas do EnemFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com