fbpx
Pular para o conteúdo

A Semana das Dores e sua mensagem de superação e renovação

Image

A paróquia Nossa Senhora da Guia, na Vila Belo Horizonte e reúne as comunidades de Santa Luzia (Planalto), Santa Catarina de Sena (Walchir Resende) e São João Batista (Ipiranga) se preparam com muito zelo e dedicação para celebrar a Semana Santa. Antes mesmo da chegada desta data tão importante para os cristãos, a paróquia promove um período de reflexão e contemplação, conhecido como A Semana das Dores.

Durante essa semana, se relembra as sete dores de Maria, mãe de Jesus. Pois cada uma dessas dores é considerada um momento crucial na história da salvação da humanidade e traz consigo uma mensagem de esperança e redenção para todos aqueles que creem.

A primeira das sete dores é a profecia de Simeão, que anunciou a Maria que uma espada de dor transpassaria seu coração. A segunda dor é a fuga para o Egito, quando Maria e José tiveram que deixar sua terra natal para proteger o menino Jesus da perseguição do rei Herodes.

A terceira dor é a perda do menino Jesus no templo, quando Maria e José o procuraram angustiados por três dias até encontrá-lo. A quarta dor é o encontro de Maria com seu filho carregando a cruz, momento em que ela viu a dor e o sofrimento que ele iria passar.

A quinta dor é a crucificação e morte de Jesus, momento em que Maria estava presente ao pé da cruz, sofrendo com ele. A sexta dor é a descida da cruz e a entrega do corpo de Jesus aos seus discípulos, quando Maria se despediu de seu filho com muita tristeza.

Por fim, a sétima e última dor é o sepultamento de Jesus, quando Maria teve que lidar com a perda e o vazio deixado pela morte de seu filho.

Essas sete dores de Maria são um símbolo da dor e do sofrimento que cada um de nós pode experimentar em algum momento de nossas vidas. Mas ao mesmo tempo, elas também são um símbolo da esperança e da redenção que podem ser alcançadas através da fé em Deus.

A Semana das Dores é um momento de introspecção e reflexão para todos aqueles que desejam se aproximar de Deus e fortalecer sua fé. É um tempo para lembrar que, mesmo em meio às dores e aos sofrimentos da vida, há sempre uma luz que nos guia e nos dá forças para seguir em frente.