fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Psicóloga: Dor é inevitável mas, o sofrimento é opcional

Psicóloga: Dor é inevitável mas, o sofrimento é opcional

Dor

Por mais que o ser humano deseje, fugir de momentos de dor seria ilusão. Viver é uma experiência que compreende muitos sentimentos, incluindo o sofrimento. Estar consciente de que algo incomoda é o primeiro passo para ter auto controle. Há diversas situações no qual o ser humano “perde o chão”. Perder um familiar, ser demetido, brigar com alguém muito querido pode representar uma dor legítima. Contudo cabe ao indivíduo escolher entre permanecer em sofrimento ou reagir. 

É importante lembrar que a pior atitude é negar que alguma situação difícil tenha acontecido. A sociedade atual estipula que sofrer seja um absurdo, embora o ato de negar nossas dores nos afasta da realidade. O ser humano não deve negar seu sofrimento porém, precisa aprender a lidar com o que lhe causa dor. 

Buscar culpados ou culpar a si mesmo, não é a solução. É necessário estar atento, dia após dia, e entender que desistir não resolve, e até, pode agravar a situação. Aprender com a situação vivida, e assim, encontrra ferramentas para que no futuro, o indivíduo esteja melhor estruturado.

Com o tema “Dor é invetável mas, o sofrimento é opcional a psicóloga Cristine Strassburger comenta sobre a melhor maneira para lidarmos com as perdas e frustrações da vida, assista: