fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Educação
  • Estudantes recebem laboratórios portáteis gratuitamente para realizar experiências práticas em casa

Estudantes recebem laboratórios portáteis gratuitamente para realizar experiências práticas em casa

uninter lab

Já são 10 cursos que contam com essa tecnologia. A iniciativa do centro universitário é pioneira no país

Depois dos cursos de Engenharia e Comunicação, a partir de agora, os alunos de Física, Química e Ciências Biológicas do Centro Universitário Internacional Uninter, referência em ensino a distância (EAD), também receberão laboratórios portáteis gratuitos em suas casas para aliar as aulas teóricas com as práticas. A iniciativa da instituição é inédita no país.

Ao todo, já são 10 cursos que incluem esses kits: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Investigação Profissional (Detetive Particular); Saneamento Ambiental; Engenharia Elétrica, Engenharia da Produção, Engenharia da Computação; Química; Física; e Ciências Biológicas.

uninter lab

 

EAD

A relevância da modalidade de ensino a distância pode ser comprovada com pesquisas e pelo cenário de pandemia em que se vive atualmente. Em 2023, haverá mais alunos em cursos de EAD do que nos presenciais, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Desde 2018, de acordo com o Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep/MEC, o EAD oferecia mais vagas (7,1 milhões) do que os presenciais (6,3 milhões). E com o surto do coronavírus, o país se rendeu totalmente a esse sistema de ensino. O Ministério da Educação publicou a portaria nº 343, que autoriza “em caráter excepcional” a substituição das aulas presenciais por aulas a distância. 

matricula

Para tornar ainda mais eficiente os estudos em casa, a Uninter criou esses laboratórios. “Os materiais são individuais para que os futuros profissionais realizem atividades e experiências, de acordo com cada disciplina. Mesmo de longe, os professores monitoram e ficam à disposição para corrigir e avaliar os experimentos”, explica o reitor da Uninter, Benhur Gaio. 

Os kits não significam um investimento adicional, eles já estão inclusos no valor investido nas mensalidades do curso. Além disso, são entregues para alunos dos cursos presenciais, semipresenciais e EAD.

Novidade para os cursos de Química, Física e Ciências Biológicas

Para os alunos do curso de Química, o laboratório portátil traz tubos de ensaio, copos de Becker, frascos de Erlenmeyer, proveta, pipeta e acessórios (tais como garras, suportes, e uma balança semianalítica) que podem ser usados para diversas atividades práticas.

Quem está cursando Física receberá um termômetro de laboratório 150, anel de Gravesande, lamparina com suporte, tela de amianto, calorímetro, lâmina bimetálica, Becker 500 ml, kit de provas metálicas, disco de refração, balança digital, mola de aros grandes, proveta plástica 100 ml, diapasão 440Hz, lupa, kit de lentes, kit de eletrostática, kit protoboard, caixa de limalha de ferro, kit ohm (ref. s5) com ohm kit alloy wires, multímetro in Taylor, bússola, fios esmaltados e ímãs (bloco, anel e moeda).

Para Paulo Martinelli, coordenador dos cursos, ter esses materiais para manuseio próprio agrega valor na formação profissional. “Esse é um importante diferencial oferecido pela instituição, aliando a prática às videoaulas, lives com especialistas, livros físicos e virtuais”.

Em Ciências Biológicas, os laboratórios são formados por microscópio, lâmina para microscópio ou para microscopia, lâminas permanentes para observação de materiais, papel filtro, tubos de ensaio, pinça de madeira, Becker, pinça de dissecação, tesoura, bisturi, lupa, placa de Petri, conta gotas e estante com 12 furos.

Segundo a coordenadora do curso, Renata Adriana Garbossa Silva, o objetivo principal é levar a experiência prática do mercado de trabalho ainda no ambiente acadêmico. “Esses laboratórios contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades, formando profissionais de excelência para o mercado que está em contínua transformação”.