fbpx
Pular para o conteúdo

Pergunta de Oliveira Lima da Minas FM é destaque com resposta de Vagner Mancini

O Atlético, ao fim da 32ª rodada, chegou a 40 pontos conquistados. Respira e está próximo de tornar o Z-4 uma questão do passado. A meta, na visão do técnico Vagner Mancini, é somar mais três pontos e se garantir na Série A 2020. Entretanto, mesmo com uma distância grande para o G-6, o técnico não descarta brigar por vaga na Libertadores do ano que vem. Para isso, porém, seria necessária uma campanha perto da perfeição nos seis jogos restantes do Brasileiro.

Na frieza dos números, a primeira meta do Galo está bem próxima, ainda que a maior segurança de tornar qualquer risco de não ser rebaixado seja de 45 pontos. No departamento de matemática da UFMG, a probabilidade de um time ser rebaixado pelos 43 pontos citados por Mancini ainda é de 10%.

O repórter Oliveira Lima da Minas FM 104,1 perguntou ao técnico atleticano a possibilidade de se brigar pelo G6, e Vagner Mancini respondeu:

“Mais uma vitória nos dá a chance de respirar na tabela e sair dessa turma que quer nos agarrar. E então, a partir daí, buscar pontos importantes nos cinco, seis jogos (restantes). Fica difícil falar sobre metas. Chegamos a 40 pontos. Lógico que, internamente, pensamos muito mais para o Atlético” – afirmou o técnico alvinegro, após o clássico contra o Cruzeiro no Mineirão.

” Acho que em torno de 43 (pontos para fugir do rebaixamento)… Por que não buscar o sexto lugar? É difícil, sim. Mas não é impossível. E temos a obrigação de buscar isso, pelo nosso torcedor” – completou Mancini.

Agora, a distância do Atlético para o G-6, que hoje é de G-7 (por conta da presença do campeão da Copa do Brasil, Athletico, em sexto lugar) é de 10 pontos. É a distância que o líder Flamengo tem do vice-líder Palmeiras. O Galo teria de somar 18 pontos contra Fluminense, Athletico, Bahia, Corinthians, Botafogo e Internacional. Então, poderia alcançar 58 pontos, uma pontuação que, ainda segundo números da UFMG, proporciona 75,5% de chances de classificação à Libertadores.

Uma vantagem que poderá ocorrer aos postulantes a uma vaga para o torneio continental para 2020 é que o Flamengo, virtualmente campeão brasileiro de 2019, pode fazer o G-7 atual se transformar em G-8. Para tanto, é preciso vencer o River Plate, da Argentina, na final do Peru.