Pai e filho disputam XXIV Copa Brasil Masters de Natação pelo Estrela do Oeste Clube em Brasília/DF

Postado em 20/06/2017 14:54

Os nadadores Wagner Bolão e Frederico Vieira dos Santos, pai e filho, disputam juntos pela segunda vez em Copa será realizada neste fim de semana

.

O sonho de praticamente toda criança é o de se tornar jogador de futebol. Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo e outros atletas servem de inspiração para jovens que desejam alcançar o estrelato ainda novos e defenderem um grande clube, seja no Brasil ou na Europa. Frederico Vieira dos Santos, de 20 anos, tinha tudo para ser mais um a seguir o objetivo de ser um grande jogador e tentar a sorte dentro das quatro linhas. Ele até tentou, mas o sonho mesmo foi seguir o pai, Wagner Vieira dos Santos (Bolão), de 45 anos, nadador máster do Estrela do Oeste Clube. E, hoje, Frederico conseguiu. É também atleta da equipe de natação master do Estrela e irá disputar a segunda competição com a companhia do pai: a XXIV Copa Brasil Masters de Natação. O campeonato será realizado neste fim de semana, nos dias 24 e 25 de junho, em Brasília/DF.

Bolão conta que o contato com a natação começou ainda criança. Ele afirma que passou a praticar o nado por apresentar problemas de saúde e a indicação médica era a prática esportiva. O então menino a foi crescendo dentro do esporte, melhorando as habilidades, participando de competições, conquistando títulos, até que nasceu Frederico que acompanhava de perto toda dedicação do pai ao esporte. E não deu outra. Frederico também ganhou as piscinas e logo logo se tornou nadador.A sensação ao saber que o filho quisera seguir os passos do pai não poderia ser melhor. “Fico orgulhoso em saber que ele está acompanhando o pai. Muitas crianças pensam em ser outras coisas, seguir outros esportes e saber que ele quer ser nadador é gratificante. Eu aprendo com ele e ele aprende comigo”, afirma Bolão.

Na família Vieira dos Santos o ditado “filho de peixe, peixinho é” foi levado a sério. Assim como o pai, Frederico conta que começou na natação muito novo, com lições e aulas sobre o esporte. Ele até tentou uma chance no futebol e no kung fu, mas sua habilidade mesmo sempre foi a piscina. Ele sempre acompanhou o pai e, de competição em competição, despertou o desejo em poder disputar provas e conquistar títulos. “Eu o acompanhei desde a infância e sempre estive ao lado dele nos campeonatos. Foi algo com o qual me identifiquei. Hoje fazemos o acompanhamento um do outro, treinamos juntos e ainda continuo pegando fundamentos com ele”, disse.

Frederico irá disputar quatro provas: 50 metros nado borboleta, 50 metros nado costas, 100 e 200 metros medley, todas na categoria pré-master. O pai, Wagner, também irá disputar quatro: 50 metros nado borboleta, 50 metros nado livre, 50 e 100 metros nado costas na categoria 45+. Essa será a segunda vez que pai e filho irão participar juntos de uma competição. A primeira foi em junho, no Campeonato Mineiro Master de Natação em Belo Horizonte. E o retrospecto é bom. “Por ele ter estado ao meu lado, foi um incentivo a mais. Ele me deu dicas, apoiou e sempre torceu por mim. Foram seis provas disputadas e acredito que os resultados em todas foram bons. Meu desempenho melhorou de lá para cá, mas espero melhorar ainda mais”, afirma.

Para a XXIV Copa Brasil Masters de Natação na cidade de Brasília, a expectativa é grande, pois será a primeira competição nacional disputada na carreira. “Penso em ir e fazer o melhor que posso. Tem muita gente boa que vai nadar, o que prova que é uma competição que deve ser levada a sério. Acredito em meu desempenho e vou tentar chegar entre os três primeiros lugares”, revela Frederico.

Se depender do pai, Frederico já tem até lugar reservado no pódio. “Estamos em preparação desde o início do ano. O foco é ir em busca do resultado positivo. Sabemos que é uma competição de alto nível, que vai reunir atletas de todas as regiões do Brasil, mas acreditamos que podemos trazer uma medalha”, afirma Wagner Bolão.

Preparação

De acordo com a Associação Brasileira Masters de Natação (ABMN), a XXIV Copa Brasil Masters de Natação deve atrair 620 competidores representando 71 equipes de 17 estados. Além de Frederico Vieira dos Santos e Wagner Vieira dos Santos, também vão participar da copa os nadadores Cristiano Pimenta Passos, na categoria 40+; Lucas Alecsander Farias, na categoria pré-máster e Luiz Fernando Marques Pinto, na categoria 40+, todos representando o Estrela do Oeste Clube.

Bruno Tavares, técnico dos nadadores, conta que a preparação está sendo realizada desde o início do ano. Foram treinamentos intensivos com séries de revezamento, aceleração, distância com tomadas de tempo, tiros de largada, dentre outras atividades. O foco é trazer medalhas para o EOC e para Divinópolis. “Esperamos conquistar o 1º, 2º ou 3º lugar em todas as provas que vamos disputar. A equipe está toda unida em torno desse objetivo. Eles se apoiam, ajudam e um motiva o outro”, conta.

 
Atletas do Estrela do Oeste e provas que irão disputar na XXIV Copa Brasil Masters de Natação:
 
Cristiano Pimenta Passos (categoria 40+)
  • 100 metros livre
  • 50 metros borboleta
  • 50 metros costas
  • 100 metros borboleta
Wagner Vieira dos Santos (categoria 45+)
  • 100 metros costas
  • 50 metros borboleta
  • 50 metros costas
  • 50 metros livre masculino
Frederico Vieira dos Santos (categoria pré-master)
  • 200 metros medley
  • 50 metros borboleta
  • 50 metros costas
  • 100 metros medley
Lucas Alecsander Farias (categoria pré-master)
  • 100 metros livre
  • 50 metros peito
  • 100 metros peito
  • 50 metros livre
Luiz Fernando Marques Pinto (categoria 40+)
  • 200 metros medley
  • 50 metros borboleta
  • 100 metros borboleta
  • 100 metros medley

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com