Judocas do EOC buscam pontos no Campeonato Mineiro em Barbacena

Postado em 07/06/2017 11:22

Dez atletas do Estrela participaram da primeira etapa do campeonato e oito já pontuaram no mineiro. Os melhores classificados de cada categoria seguem   para Campeonato Brasileiro em Pernambuco.

Os judocas do Estrela do Oeste Clube contam as horas para participarem da segunda etapa do Campeonato Mineiro de Judô. A competição será realizada neste sábado, dia 10 de junho, na cidade de Barbacena e soma pontos para o Campeonato Brasileiro. Segundo a sensei Karla Michel Rodarte, dez atletas se inscreveram para participar desta etapa. Na primeira, realizada no dia 8 de abril, em Ribeirão das Neves, oito desses dez judocas do Estela do Oeste Clube pontuaram para uma vaga no nacional, que deve ser realizado no final de novembro, em Pernambuco.

Karla ressalta que a equipe tem se empenhado nos treinos preparatórios e além de treinos físicos e técnicos, os alunos praticam o randori, a luta de treinamento do judô. A professora acredita que essa é a parte do treinamento que pode fazer a diferença no momento da luta. “Esse tipo de experiência é importante para os judocas pegarem ritmo de luta e treinar com as regras que serão utilizadas na competição. Esperamos um bom resultado pelo que é apresentando nos treinos e, principalmente, nas competições”, ressaltou.

Essa preparação fez a diferença para Victor Augusto Rufo, ouro na primeira etapa do Mineiro na categoria sub-18, ligeiro (até 55 kg). O judoca de 16 anos é faixa amarela e conta que quase acabou ficando de fora da disputa da primeira etapa por uma pequena lesão no pé esquerdo. Agora recuperado, ele espera estar 100% para a disputa deste fim de semana, em Barbacena.

Victor explica que está mais empenhado nos treinos e espera adversários mais preparados e garante: está muito bem preparado. “A primeira fase já passou e tenho que ir bem nas fases seguintes para conquistar a vaga (no brasileiro). Procuro me manter calmo, sem pressão, bem focado para conquistar bons resultados”, afirmou.

Segundo a equipe técnica do EOC, não é somente o físico que ganha atenção especial nesta fase pré-competição. Também é importante a preparação psicológica dos judocas, principalmente antes de um campeonato. Karla conta que tem buscado incentivar os alunos, mantê-los focados e ressaltado o significado da competição na vida dos judocas. “Temos frisado a filosofia do judô e convencê-los de que é importante manter o treinamento constante. Se o judoca está treinado, ele pode ganhar”, explica.

 

Benefícios

Karla também aponta benefícios para a prática do judô e explica que o esporte é responsável por promover um ganho físico e mental, com aplicação no tatame e até mesmo na vida pessoal de cada atleta. “Costumamos dizer que o judô não é um esporte. Ele é uma educação para a vida. Recebemos muitas crianças que vêm com recomendação de pediatras, pois é um esporte de disciplina, autoconhecimento do corpo e que ensina a perder e a ganhar. É um dos esportes mais completos”, finaliza.

 

Judocas do EOC que disputam a 2ª etapa:

Nome

Classe

Categoria

KG

Mônica Hirarino Costanzi

Pré-juvenil (sub-15)

Pesado

+64

Artur Nunes de Sousa Santos

Mirim

Meio leve

De 26 a 28

Lucas Antunes de Sousa Santos

Infantil

Ligeiro

De 28 a 30

Fernando Nogueira

Infanto-juvenil (sub-13)

Super ligeiro

Até 28

Kaique Hilarino Costanzi

Infanto-juvenil (sub-13)

Super ligeiro

Até 28

Gustavo Cerqueira Correa

Infanto-juvenil (sub-13)

Meio médio

De 38 a 42

João Marcelo Marynoni Aguiar

Infanto-juvenil (sub-13)

Meio médio

De 38 a 42

Kairon Hilarino Costanzi

Infanto-juvenil (sub-13)

Pesado

+52

Gabriel Hilarino Costanzi

Infanto-juvenil (sub-13)

Pesado

+52

Victor Augusto Rufo de Souza

Juvenil (sub-18)

Ligeiro

De 51 a 55

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com