fbpx
Pular para o conteúdo

Galo terá xará, paraguaio e peruano pela Libertadores.

Image

O sorteio da fase de grupos da Libertadores de 2023 colocou frente a frente dois times brasileiros: Athletico e Atlético. Os outros adversários no Grupo G são Libertad, do Paraguai, e Alianza Lima, do Peru.

Atual vice-campeão, o Furacão começa a campanha com o Alianza Lima, do Peru, fora de casa. O adversário peruano foi o primeiro da história rubro-negra em 2000.

Já o Galo joga na primeira rodada diante do Libertad, do Paraguai, em Belo Horizonte.

Os dois confrontos entre os brasileiros acontecem nas semanas de 19 de abril, na Arena da Baixada, e 24 de maio, no Mineirão.

O Libertad foi campeão do Apertura do Campeonato Paraguaio no ano passado e já chegou à semifinal da Libertadores em 1977 e 2006.

O Alianza Lima, atual bicampeão peruano, também tem como melhor campanha a semifinal em 1976 e 1978.

Athletico e Atlético se enfrentam em uma oportunidade em Libertadores. Em 2000, os times duelaram nas oitavas de final. Nos pênaltis, o Galo levou a melhor no confronto.

O Libertad é o adversário que mais enfrentou o Athletico na história da Libertadores. Em seis jogos, a vantagem é do Rubro-Negro com quatro vitórias, um empate e uma derrota.

Já o Galo ganhou uma partida e perdeu outra para os paraguaios no torneio de 2017.

O clube paraguaio é treinado por Daniel Garnero, que está na terceira temporada. Sob o comando do argentino de 53 anos, ganhou os títulos dos Aperturas do Paraguaio em 2021 e 2022.

Em 2023, o Libertad aposta mais uma experiência e mantém no elenco o goleiro Martín Silva, ex-Vasco, o lateral-direito Iván Piris, ex-São Paulo, e o atacante Oscar Cardozo, que jogou a Copa do Mundo de 2010 pelo Paraguai.

O Libertad lidera o atual Campeonato Paraguaio, com 19 pontos, dois a mais que o Cerro Porteño. A equipe soma seis vitórias, um empate e uma derrota. Porém, o único revés aconteceu justamente na última rodada para o Olimpia por 2 a 1.

Os jogos do Libertad acontecem normalmente no Estádio Dr. Nicolás Leoz, com capacidade para 10.500 torcedores. Na Libertadores, algumas partidas ocorrem no tradicional Defensores del Chaco, principal estádio do Paraguai.

Time-base do Libertad: Martín Silva; Iván Piris, Gilberto Flores, Alexander Barboxza e Nestor Giménez; Hernesto Caballero, Hugo Martínez e Diego Gómez; Héctor Villalba, Alfio Oviedo e Lorenzo Melgarejo.

A equipe da capital Lima é uma das mais tradicionais do Peru e ganhou os últimos dois títulos do Campeonato Peruano. Por curiosidade, o Alianza Lima foi o primeiro adversário do Athletico na história da Libertadores. Na ocasião, o Rubro-Negro ganhou por 3 a 0. E na Arena da Baixada, vitória do Furacão por 2 a 1.

Por outro lado, o Galo fará um confronto inédito com o Alianza Lima.

O argentino Carlos Bustos deixou o Alianza Lima antes do final da temporada passada e agora treina o Blooming, da Bolívia. O clube peruano agora é treinado por Guillermo Salas, que jogou na seleção do Peru entre 2003 e 2008.

Na atual temporada, o Alianza Lima é o terceiro colocado do Campeonato Peruano, com 15 pontos, mesma pontuação de Universitário e Sporting Cristal. Na última rodada, vitória fora de casa por 2 a 1 sobre o Club Atlético Grau.

O principal nome da equipe é o meia Christian Cueva, com passagens no futebol brasileiro por São Paulo e Santos.

As partidas do Alianza Lima acontecem no Estádio Alejandro Villanueva, com capacidade para 35 mil torcedores. O local já recebeu jogos da seleção peruana pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo e a final da Libertadores sub-20 de 2012.

Time-base do Alianza Lima: Campos; Chávez, Vílchez, García e Lagos; Ballón, Concha, Costa, Cueva e Zanelatto; Sabbag.

Tabela do Atlético-MG

  • Atlético x Libertad – semana de 05 de abril, no Mineirão
  • Athletico x Atlético- – semana de 19 de abril, na Arena da Baixada
  • Atlético x Alianza Lima – semana de 03 de maio, no Mineirão
  • Atlético x Athletico- semana de 24 de maio, no Mineirão
  • Alianza Lima x Atlético – semana de 07 de junho, no Alejandro Villanueva
  • Libertad x Atlético – semana de 28 de junho, no Dr. Nicolás Leoz