O
Guarani de Divinópolis é o principal beneficiado em um julgamento a
ser realizado no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), no dia 09 de
abril de 2019. O acusado é o Villa Nova e se condenado pode perder
pontos e ser rebaixado no Campeonato Mineiro.
O
julgamento irá definir se houve a escalação irregular do atacante
Pinguim. Ele, segundo a relatoria, deveria cumprir suspensão de
quatro partidas por expulsão em jogo da equipe no Sub-20. Isso
contraria o código 214, que prevê a perda dos pontos conquistados
nas partidas que o jogador participou, pontos relativos à vitória
(três) e multa de R$ 100 a R$ 100 mil.
Pinguim
foi expulso na 10ª rodada da primeira fase do Mineiro Sub-20, em
partida contra o América-TO. Na ocasião, a árbitra Josiene Dinelle
Pereira (CBF) expulsou o jogador por reclamações acintosas no banco
de reservas.
A
certeza da impunidade está no relato da expulsão do atleta:
“Expulsei, após ser informada pelo assistente de nº1 – Sr. Ricardo
Vieira Rodrigues, que o atleta manifestou de forma acintosa as
marcações da arbitragem… Se quiser pode me expulsar. O campeonato
já acabou mesmo! E ano que vem estou no profissional do Villa Nova
no Mineiro. Um joguinho só de punição, não dá nada para nós!’. O
caso foi julgado pela Quarta Comissão Disciplinar do TJD. Dessa
forma, Pinguim foi condenado a cumprir quatro jogos de suspensão de
acordo com o artigo 258.
O
atacante cumpriu suspensão na derrota do Villa Nova por 3 a 0 para
o América, pela 11ª rodada da primeira fase do Mineiro Sub-20, e na
derrota por 5 a 1 para o Tupynambás, já pela primeira rodada do
Campeonato Mineiro.
Entretanto,
na derrota do clube novalimense por 3 a 0 para o América, pela
segunda rodada do Mineiro, Pinguim entrou no lugar do volante
Eurico, aos 12 minutos do segundo tempo e descumpriu a ordem de
suspensão dada pelo TJD.