Futebol em Minas pode voltar no final de junho

Postado em 04/05/2020 11:32

O futebol em Minas Gerais não será retomado em maio. A informação, foi confirmada oficialmente por Adriano Aro, presidente da Federação Mineira de Futebol, neste sábado.

“Ninguém cogita a volta do futebol este mês em Minas Gerais. Em maio, certamente não teremos futebol” – disse Aro

O retorno do futebol no estado começou a ser cogitado na última quinta-feira, após a FMF se reunir com o governo de Minas Gerais e divulgar que está, em parceira com os órgãos de saúde, começando a criar um protocolo médico para que os jogos pudessem voltar a acontecer. Nesse encontro, segundo Aro, foi dito que o pico da pandemia em Minas Gerais está previsto para o início de junho. Sendo assim, o dirigente acredita que não haverá futebol no estado antes do fim daquele mês.

“O que foi dito, na minha reunião com o governador do estado, foi que em Minas Gerais ainda não chegamos ao pico da doença, e isso está previsto para o início de junho. Então, é extremamente temerário pensar na volta do futebol antes de vivenciar o pico da epidemia. Então, o que nós estamos trabalhando, com uma perspectiva muito otimista, que seja no final de junho para frente”.

Adriano Aro também explicou porque decidiram iniciar a elaboração do protocolo médico, mesmo com a volta do futebol distante, neste momento. Segundo ele, essa é uma forma que a entidade tem de se planejar para quando o futebol voltar, garantindo a segurança de todas as pessoas envolvidas em uma partida.

“Ciente da gravidade do momento, a Federação, enquanto entidade que gere o futebol no estado, precisa estar preparada para quando for possível retomar o futebol em Minas Gerais. É isso que estamos fazendo. A Federação, em parceria com o governo do estado, vem trabalhando em um protocolo de segurança para que, a partir do momento que seja possível retomar o futebol, tenhamos um mecanismo que seja seguro para todos os atletas, dirigentes… para pessoas que vivem o dia a dia do futebol possam exercer o seu trabalho com segurança”.

A final do Campeonato Mineiro, pelo calendário proposto no início do ano, deveria ter ocorrido no último fim de semana, mas ele acabou paralisado na 9ª rodada da primeira fase, sendo necessárias seis datas para ser encerrado. Mesmo com o atraso, Adriano Aro garantiu que a ideia segue sendo ter o encerramento do torneio em campo.

“Nós estamos com a primeira fase mais de 80% concluída, e não me parece razoável encerrar um campeonato onde alguns clubes já têm suas posições definidas para alcançar vagas na Copa do Brasil ou mesmo para fins de rebaixamento. Infelizmente, a pandemia foi algo imprevisível, que atingiu todo mundo. O futebol profissional possui uma série de compromissos. Clubes que fizeram planejamento, que desembolsaram uma alta soma de dinheiro e que estão muito próximos de conseguir vaga de Copa do Brasil ou um acesso… outros, que não fizeram um planejamento tão bom, estão próximos do descenso. São situações que devem ser preservadas e, se possível, devem ser levadas a cabo por parte da entidade que organiza o campeonato”.

“Se for possível fazer futebol em 2020, a Federação irá encerrar os seus campeonatos”
 
Ainda sobre o protocolo que está sendo criado pela Federação e pelo governo do estado, Adriano Aro disse que a ideia é fazer testes do coronavírus nos jogadores antes da retomada dos jogos e também no decorrer das rodadas. Segundo o presidente, o documento preparado pela CBF ainda será apresentado aos médicos dos clubes.

“Quando isso for possível, nossa ideia é ter um protocolo onde haverá testes de todos os jogadores antes da retomada do campeonato, depois fazer testes periódicos… mecanismo que foi, inclusive, preparado pela CBF, e que a Federação já replicou para o governo do estado. Ainda estamos trabalhando nele, tanto que na reunião da quinta-feira ficou decidido que o próximo passo é apresentar o protocolo aos departamentos médicos dos clubes, para que os clubes também possam avaliar se ele é viável ou não”.

 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
error: Este conteúdo é protegido!