Pular para o conteúdo
  • Home
  • Cruzeiro
  • Cruzeiro terá time argentino pela Sul-Americana, mas é o favorito do grupo.

Cruzeiro terá time argentino pela Sul-Americana, mas é o favorito do grupo.

Image

Atual vice-campeão da Conmebol Sul-Americana e novamente no torneio em busca do título, o Cruzeiro conheceu os adversários no sorteio dessa quinta. Terá pela frente o Mushuc Runa-EQU, com menos de 30 anos de história, e dois rivais modestos, mas que foram algozes de brasileiros em um passado recente: Unión de Santa Fé-ARG e Palestino-CHI.

O Cruzeiro abre a competição jogando na argentina, contra o Unión, na semana de 2 de abril. O primeiro jogo como mandante será sem torcida, por punição de 2024, diante do Mushuc Runa, na semana seguinte. A previsão de encerramento da fase de grupos é para 28 de maio, contra o Unión de Santa Fé, em Belo Horizonte.

O Cruzeiro chega ao torneio por ter sido o nono colocado da última edição do Campeonato Brasileiro. A missão do clube era ter voltado à Libertadores, mas agora tentará novamente o título inédito da Sul-Americana, onde estará pela oitava vez na história.

Palestino – Chile

É, sem dúvida, o adversário de mais “casca” para o Cruzeiro na fase de grupos da competição, principalmente por figurar em competições internacionais nos últimos anos e acumular, em toda a história, quase 100 jogos somando Sul-Americana e Libertadores.

Foram sete disputas em cada um desses torneios, inclusive com enfrentamentos recentes diante de Brasileiros. No ano passado, por exemplo, deixou pelo caminho o Cuiabá, nos playoffs das oitavas de final da Sul-Americana. Mas as principais aparições foram diante do Flamengo, adversário internacional que mais vezes foi enfrentado pelo Palestino.

Na Sul-Americana de 2016, a equipe eliminou o Flamengo de Emerson Sheik, Paolo Guerrero e Alan Patrick nas oitavas de final da Sul-Americana, vencendo em Cariacica-ES por 2 a 1. No ano passado, pela Libertadores, ganhou em casa por 1 a 0, o que contribuiu para o time carioca não conseguir a liderança da chave. Nos outros quatro enfrentamentos, o rubro-negro levou a melhor.

Fundado em 1920 e sediado na capital Santiago, o Palestino ganhou duas vezes a liga chilena, mas nas décadas de 1950 e 1970. No atual milênio, o principal feito foi a conquista da Taça do Chile, em 2018. Nesta edição da Sul-Americana, a equipe comandada pelo argentino Lucas Bovaglio eliminou a Universidad Católica, do Chile, na primeira fase. O time lidera o Chileno, com 12 pontos em cinco jogos.

Unión de Santa Fé – Argentina

É o time mais antigo do grupo, fundado em 1907, mas de história modesta, sem nenhuma conquista de expressão no cenário nacional. A principal taça da galeria é a da divisão de acesso nacional, na temporada 2013/2014.

O Unión nunca disputou uma edição de Libertadores e vai para a sua quarta Conmebol Sul-Americana, competição na qual estreou em 2019. As melhores campanhas foram em 2020 e 2022, quando parou nas oitavas de final.

E em 2020 o time eliminou o Atlético-MG na primeira fase do torneio, que ainda não era disputado em grupos. Na ocasião, bateu o rival cruzeirense por 3 a 0, em casa, e confirmou a vaga mesmo com derrota por 2 a 0, no Mineirão, diante do time então comandado por Rafael Dudamel.

Naquele mesmo ano, foi eliminado pelo Bahia, após derrota por 1 a 0 no Brasil e empate sem gols na Argentina. Zero a zero também foi o placar dos dois enfrentamentos com o Fluminense, na fase de grupos em 2022.

Na atual temporada, o técnico Cristian González começou com dificuldades, mas ensaia recuperação no Torneio Apertura da Argentina, com três vitórias nos últimos quatro jogos.

Mushuc Runa – Equador

O clube equatoriano, de origem indígena, é um dos clubes mais jovens entre os 32 que disputam a fase de grupos da Conmebol Sul-Americana. Chega a essa etapa pela primeira vez, após eliminar o Orense no confronto nacional na fase eliminatória do torneio.

Desde o ano passado, o time é comandado pelo experiente paraguaio Éver Almeida, de 76 anos e com currículo vasto, entre clubes e seleções. Neste início de temporada, o Mushuc soma duas vitórias, uma derrota e um empate no Equatoriano, onde ocupa a 8ª colocação.

Esta é apenas a terceira vez do clube, fundado em 2003, em uma disputa internacional. Nas duas vezes anteriores, parou na primeira fase da Sul-Americana. Em 2019, foi eliminado nos pênaltis pelo Unión Española, do Chile. Em 2022, parou no confronto nacional com a LDU, de Quito.

O único título da história de 22 anos do clube foi a segunda divisão do Equatoriano, em 2018. Desde 2019, o time disputou todas as edições da elite nacional e foi semifinalista da copa local no ano passado.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x