Cruzeiro "Fenômeno" começa oficialmente. - Portal MPA

Publicidade

Cruzeiro “Fenômeno” começa oficialmente.

Postado em 20/12/2021 12:24

A segunda-feira é tratada no Cruzeiro como “Dia 1”. O primeiro dia útil da nova era do clube, com Ronaldo Fenômeno sendo acionista majoritário do futebol. Ele começa a iniciar a transição do clube, tratando de alguns pontos de atenção num primeiro momento. O ex-jogador terá reuniões, nesta segunda, para iniciar os primeiros passos da transição.

A partir desta segunda, Ronaldo começará a delegar a equipe de confiança que dará suporte a ele no diagnóstico do Cruzeiro. Passará a conhecer a real situação da dívida, terá acesso irrestrito a documentos e contratos da Raposa.

Ronaldo está no Brasil, mais precisamente em São Paulo, onde tem casa e organizou, nos últimos dias, um evento beneficente. O ex-jogador cancelou as férias no exterior que tinha marcado para se debruçar em seu novo clube.

Ronaldo contará com uma equipe de trabalho, designada por ele, para se debruçar no processo da implementação da sua gestão na Raposa. Neste primeiro momento, a ideia é manter todos os acordos que o clube possui com fornecedores, patrocinadores e atletas. 

Ele tem também prioridades quanto ao elenco cruzeirense. Pensando a longo prazo, Ronaldo quer formar uma equipe de espírito vencedor, mas com jovens atletas, com ambição, e que possam trazer retorno financeiro. O perfil construído, até agora, para 2022 agradou o jogador.

Ronaldo terá também que começar a pensar em como será formada a diretoria de administração da SAF. Segundo o Estatuto Social, há dois órgãos principais na SAF: o conselho de administração e a diretoria.

O conselho de administração é formado por três a cinco membros. Atualmente, é composto pelo presidente Sérgio Santos Rodrigues e os empresários e conselheiros do clube Alvimar Perrella e Paulo Henrique Pentagna.

A composição tem de ter, obrigatoriamente, 51% de membros indicados pelo clube, sendo necessariamente um deles o presidente da Raposa. Um precisa ser independente. Eles elegerão Presidente e Vice-Presidente do conselho de administração. Nenhum membro poderá ser remunerado pelo Clube. O mandato é de três anos.

A Diretoria é composta por sete membros, todos eleitos pelo conselho de administração. Ocuparão cargos de Diretor Presidente, Diretor Financeiro, Diretor de Administração e Controle, Diretor de Futebol, Diretor de Marketing e os outros dois sem designação específica. O mandato de cada cargo é de três anos.

Exceto o presidente da Raposa, não pode ocupar cargo quem é empregado ou membro de qualquer órgão do clube. Assim, nesse caso, quem atualmente ocupa posto no Cruzeiro e queira ser indicado para a diretoria da SAF, precisa deixar o cargo.