Publicidade

Corpo são, mente sã… América vira referência de bom planejamento.

Postado em 14/01/2021 12:58

“Passar uma tarde em Itapuã; Ao sol que arde em Itapuã; Ouvindo o mar de Itapuã…”. Esse trecho da música de Toquinho e Vinícius de Moraes tem tudo a ver com a arrancada do América-MG para o acesso na Série B. Isso porque, na coletiva após o jogo contra o Náutico, que garantiu a vaga do Coelho na Série A do próximo ano, o técnico Lisca revelou algo inusitado de um dos “treinos” do time na temporada.

Lisca foi questionado sobre quando sentiu que o América conquistaria o acesso. Destacou a partida contra o Vitória, na 14ª rodada da Série B, que o Coelho venceu por 2 a 1. O comandante americano revelou que um dia antes daquele jogo realizou uma atividade diferente do habitual.

Em vez de um treino em campo, como de praxe, Lisca levou todo o elenco para a praia de Itapuã, em Salvador, para relaxar mentalmente. O treinador acredita que foi o melhor a se fazer naquele momento, visto que o time vinha de uma fase irregular na competição e, a partir dali, deu a arrancada.

“Acho que foi na arrancada no fim do primeiro turno, no jogo diante do Vitória, em Salvador. Ali a gente vinha de um momento difícil, o time vinha com algumas dificuldades, uma certa desconfiança, não estávamos indo bem, mas fizemos uma atividade lá em Salvador, que agora eu posso confessar pra vocês: ao invés de irmos treinar, fomos para a praia. Eu levei os jogadores para irem tomar um banho de mar, conversamos mentalmente, abrimos mão um pouco do campo e trabalhamos o mental. A resposta foi muito positiva, e dali pra frente o time se transformou. Obviamente não só por isso, mas esse foi um ponto que marcou muito a gente”.

“Os jogadores esperavam bronca, dificuldade, e na verdade tiveram uma tarde de felicidade em Itapuã, lá em Salvador” – disse o treinador do Coelho.

Lisca ainda fez questão de destacar a disciplina do seu time durante todo o campeonato, fazendo com que o América se tornasse o time, até aqui, mais disciplinado da Série B. Por fim, o treinador valorizou a campanha do segundo turno, a melhor do campeonato – o Coelho só foi derrotado uma vez até aqui, no clássico diante do Cruzeiro.

“Não tivemos em nenhum momento duas derrotas seguidas. Tivemos sempre na ponta de cima da tabela, sempre nos destacando em vários dados de controle que a gente tem, como por exemplo o time que menos tomou cartão. O América é o time que menos faz falta, não teve nenhuma expulsão na competição, e essas coisas são pouco faladas”.

“Ainda podemos destacar que fomos o time que mais entrou no último terço do campo, que mais teve passes pra frente, que mais fez pontos no segundo turno e nas últimas 10 rodadas. Tem a segunda melhor defesa, tem a melhor campanha como visitante”.

“São números bem definitivos e que alicerçaram a nossa campanha bem consistente. Acho que essas são as palavras: consistência, perseverança e qualidade” – finalizou Lisca.

Além de buscar o tricampeonato inédito da Série B do Campeonato Brasileiro, o América-MG busca outro feito na competição: atingir a sua maior pontuação na era dos pontos corridos. Até aqui, a melhor campanha do Coelho na segundona foi em 2017, quando conquistou seu segundo título e somou 73 pontos.

Na temporada atual, o time americano já possui 67 pontos e ainda disputará mais quatro partidas, podendo atingir até 79 pontos, o que faria com que esse time do América alcançasse a terceira melhor campanha da Série B, ao lado do Palmeiras de 2013. A maior pontuação na era dos pontos corridos da competição foi do Corinthians, em 2008, que somou incríveis 85 pontos.

O próximo desafio pela Série B do Campeonato Brasileiro será já nesta sexta-feira. Jogando no Independência, o América recebe o embalado Botafogo-SP, que busca deixar a zona de rebaixamento, às 21h30 (de Brasília), pela 35ª rodada da competição.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!