Por Oliveira Lima
Clássico estadual no Campeonato Brasileiro é mesmo um “campeonato à parte”. Uma rodada, a 22ª, com três clássicos estadual. Teremos Cruzeiro x Atlético, Vasco x Fluminense e o Ba-Vi,(Bahia x Vitória). E Minas, situações diferentes para os dois principais times do estado. Cruzeiro querendo chegar ao G4 e sonhando com o título e o Galo precisando se aproximar dos dianteiros na tabela.
Cruzeiro vem de derrota para o Fortaleza em Cariacica e segue em 5º com 35 pontos. O Galo no Brasileiro vem de derrota para o Criciúma e permaneceu em 9º. Jogo será no Mineirão com somente torcedores cruzeirenses. E depois de muitos anos o time azul fica na frente do preto e branco na tabela do Brasileirão. Hoje são 7 pontos a mais e 4 posições acima. Não há(e nunca haverá) favorito neste clássico.
E para o jogo em si? Cruzeiro em alta com o jovem técnico Fernando Seabra, que ganhou todos os 8 jogos atuando no Mineirão neste campeonato nacional e vem em alta. Gabriel Milito já questionado, precisa reagir. A maior ausência é o atleticano Hulk, lesionado na panturrilha esquerda segue fora por mais 8 jogos. Do lado cruzeirense a baixa é o zagueiro João Marcelo, um dos destaques do time e do Campeonato, suspenso com três cartões.
No Cruzeiro, o mandante, o argentino Lucas Villalba ocupa a zaga na vaga de João Marcelo. O time tá pronto com: Cássio(no seu primeiro clássico), Willian, Villalba, Zé Ivaldo e Marlon/ Lucas Romero, Mateus Henrique, Barreal e Mateus Pereira/ Lautaro Díaz e Kaio Jorge. Já no Galo, a dúvida de quem vai na vaga de Hulk. No jogo contra o Criciúma atuou Vargas, mas contra o CRB pela Copa do Brasil jogou Cadu. Nenhum dos dois agradou muito, dando chance então para a estreia de Deyverson ,contratado a poucos dias junto ao Cuiabá. Seria este o Galo: Everson/ Saravia, Fulks e Alonso/ Scarpa, Otávio, Fausto Vera, Bernard e Arana/ Paulinho e Deyverson. São as estrelas do maior clássico mineiro dentro do Brasileiro.
lonso