fbpx
Pular para o conteúdo

Campeonato Mineiro 2020 é oficialmente lançado

Em evento no Mineirão, na noite desta quarta-feira, a Federação Mineira de Futebol (FMF) voltou a reunir os 12 clubes do Módulo I de 2020 do Campeonato Mineiro. O encontro marcou o lançamento da tabela do Estadual do próximo ano. Serão 11 datas na primeira fase, classificatória, e mais semifinais e finais, cada uma com jogos de ida e volta. O torneio vai de 22 de janeiro (quarta-feira) a 26 de abril (domingo).

Ao contrário dos dois anos anteriores, a fórmula de disputa do Mineiro mudou e voltou a ocupar apenas 15 das 16 datas disponíveis pela CBF. As quartas de final, implementada em 2018 e 2019, em jogo único, foi varrida para 2020. O campeão Cruzeiro e o vice, Atlético, farão o grande jogo da primeira fase, programado para a oitava rodada do Estadual, no início de março. O confronto terá mando do Galo, em jogo provavelmente a ser realizado no Independência.

Este será o primeiro clássico com torcida única desde o decreto das duas diretorias rivais, em decisão proferida após os incidentes ocorridos no Mineirão, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro 2019. No Independência, também, haverá jogos do América-MG (proprietário da arena) e do Coimbra, caçula e campeão do Módulo II deste ano.

Os participantes do Módulo I 2020 são: América, Atlético, Cruzeiro, Boa Esporte, Caldense, Coimbra, Patrocinense, Tombense, Tupynambás, Uberlândia, URT e Villa Nova. O Coimbra, campeão do Módulo II, e o Uberlândia, vice, são as novidades da próxima edição do campeonato.

1ª rodada
Cruzeiro x Boa Esporte
Uberlândia x Atlético
América x Caldense
Coimbra x URT
Tupynambás x Tombense
Patrocinense x Villa Nova

2ª rodada

Tombense x Cruzeiro
Atlético x Tupynambás
Villa Nova x América
Boa Esporte x Coimbra
Caldense x Uberlândia
URT x Patrocinense

3ª rodada
Cruzeiro x Villa Nova
Coimbra x Atlético
Tupynambás x América
Tombense x Boa Esporte
Uberlândia x Patrocinense
URT x Caldense

4ª rodada
Tupynambás x Cruzeiro
Atlético x Tombense
América x Uberlândia
Patrocinense x Coimbra
Caldense x Villa Nova
Boa Esporte x URT

5ª rodada
Cruzeiro x América
URT x Atlético
Uberlândia x Coimbra
Villa Nova x Tupynambás
Caldense x Boa Esporte
Tombense x Patrocinense

6ª rodada
Patrocinense x Cruzeiro
Atlético x Caldense
Coimbra x América
Tupynambás x Uberlândia
Boa Esporte x Villa Nova
Tombense x URT

7ª rodada
Cruzeiro x Uberlândia
Boa Esporte x Atlético
América x Tombense
Coimbra x Tupynambás
URTx Villa Nova
Caldense x Patrocinense

8ª rodada
Atlético x Cruzeiro
América x Boa Esporte
Caldense x Coimbra
Villa Nova x Tombense
Uberlândia x URT
Tupynambás x Patrocinense

9ª rodada
Cruzeiro x Coimbra
Villa Nova x Atlético
Patrocinense x América
URT x Tupynambás
Boa Esporte x Uberlândia
Tombense x Caldense

10ª rodada
América x Atlético
Cruzeiro x URT
Coimbra x Tombense
Uberlândia x Villa Nova
Patrocinense x Boa Esporte
Tupynambás x Caldense

11ª rodada
Caldense x Cruzeiro
Atlético x Patrocinense
URT x América
Villa Nova x Coimbra
Boa Esporte x Tupynambás
Tombense x Uberlândia

Adotado no campeonato de 2019, o VAR será mantido na edição de 2020, sem mudanças. Ele será utilizado a partir das semifinais. A FMF voltará a custear o sistema de checagem das decisões do campo. O custo de cada partida será de R$ 25 mil e será bancado pela Federação.

Se o Campeonato Mineiro 2020 perdeu uma data em relação aos anos passados, ganhou dois “mini-torneios”. Após o Estadual, haverá o Troféu Inconfidência, disputado em “cruzamento olímpico” entre os quinto, sexto, sétimo e oitavo colocados da primeira fase. Os jogos serão disputados nas mesmas datas da semifinal e da final do Mineiro. O vencedor do Troféu Inconfidência enfrenta o time do interior de melhor colocação da primeira fase, na Recopa do Mineiro.

A Recopa também terá partidas de ida e volta, sendo disputada logo após o Estadual. Caso os considerados “times grandes”, da capital, fiquem na parte intermediária da tabela, eles não disputam o mini-torneio. O vencedor do Troféu Inconfidência poderá ganhar uma vaga na Copa do Brasil 2020, caso Minas Gerais herde uma quinta vaga da CBF.

Imagem: Site FMF