Atlético pega Emelec nas oitavas e pode pegar Palmeiras nas quartas da Libertadores - Portal MPA

Publicidade

Atlético pega Emelec nas oitavas e pode pegar Palmeiras nas quartas da Libertadores

Postado em 27/05/2022 14:21
Publicidade

O Atlético vai enfrentar o Emelec, do Equador, nas oitavas de final da Libertadores. A definição foi feita em sorteio realizado no início da tarde desta sexta-feira, em Assunção, no Paraguai, que também delimitou o chaveamento de cada clube até uma possível decisão. Os jogos das oitavas serão nas semanas de 29 de junho e 6 de julho.

Na fase de grupos, o Emelec esteve no grupo A, do Palmeiras, e avançou na segunda posição com oito pontos. O time equatoriano teve campanha de duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Marcou 14 gols e sofreu sete – saldo de 7. Nos confrontos contra o Palmeiras, rival direto do Galo, perdeu por 3 a 1 no Equador e por 1 a 0 em São Paulo.

Se passar das oitavas, o Galo enfrenta nas quartas o vencedor de Palmeiras e Cerro Porteño-PAR. Em uma possível semifinal, Athletico-PR, Libertad, Fortaleza e Estudiantes são os rivais possíveis no caminho. Equipes como o Flamengo, River Plate, Boca Juniors e Corinthians estariam no caminho apenas em uma eventual decisão continental.

Em 2022, o Atlético busca voltar à decisão da Libertadores após nove anos. Em 2013, conquistou seu primeiro título da história do torneio na vitória nos pênaltis em cima do Olímpia-PAR, em decisão que consagrou a “santidade” de Victor, hoje gerente do clube.

O Atlético somou 11 pontos na primeira fase, com campanha de três vitórias, dois empates e uma derrota. Mesma pontuação do segundo colocado do grupo D, o Tolima, com vantagem no critério de saldo de gols (quatro, contra um do time colombiano).

Desempenho pior que o Palmeiras (líder geral, com 18 pontos e 100% de aproveitamento), River Plate (16 pontos e 15 gols de saldo), Flamengo (16 pontos e nove gols de saldo) e Estudiantes (13 pontos).

Importante lembrar que, na Libertadores, as melhores campanhas da fase de grupos não têm vantagem no sorteio (qualquer primeiro colocado pode enfrentar qualquer segundo), mas ganham direito de decidir os jogos de mata-mata em casa até a semifinal.

Em 2021, o Atlético conseguiu o melhor desempenho geral da primeira etapa, mas teve vida dura no mata-mata. Pegou Boca Juniors nas oitavas, River Plate nas quartas e acabou caindo de forma invicta para o Palmeiras na semi – eliminado no critério do gol de fora de casa, excluído do regulamento para 2022.

FUTEBOL MINAS FM