fbpx
Pular para o conteúdo

América: Técnico novo para ser tudo novo

Repetir o projeto de 2016, assim como foi com o técnico Enderson Moreira – conquistando o Campeonato Brasileiro da Série B em 2017 e, consequentemente, o acesso à elite nacional. Esse é o projeto visado pelo presidente do América, Marcus Salum, ao contratar Maurício Barbieri, o novo comandante do Coelho. O treinador foi apresentado na manhã desta terça-feira.

O paulista de 38 anos chega ao América com o objetivo de melhorar a caminhada da equipe pela Série B, onde o Coelho não iniciou bem. Barbieri assinou contrato até dezembro e trouxe outros três profissionais: os auxiliares Guilherme Lucrécio e Felipe Lucena e o preparador físico Gustavo Araújo. Eles vão trabalhar junto da comissão fixa do Coelho.

Barbieri foi demitido do Goiás após perder o campeonato estadual, mas deixou a equipe com um aproveitamento superior a 70%. Em suas primeiras palavras como treinador do Coelho, Barbieri diz estar fazendo uma grande aposta ao aceitar a proposta do presidente Salum e diz ter ciência do desafio que terá que enfrentar pela frente.

“Tenho que agradecer ao presidente. Da mesma maneira que ele fez uma grande aposta no meu trabalho, eu também estou fazendo uma aposta, aceitando a proposta dele. Eu enxerguei uma grande oportunidade, e é assim que as coisas precisam ser. A gente tem tudo para construir um trabalho vitorioso, esse é o meu objetivo. Estou muito feliz de estar aqui, sei do tamanho do desafio que a gente vai enfrentar”.

Além do Goiás, Barbieri acumula passagens por Flamengo, Guarani-SP, Desportivo Brasil-SP e Audax-RJ, e chega ao América-MG com créditos por ser um técnico jovem e apresentar boas ideias. O novo comandante do Coelho já fez estágios na Europa, inclusive com o técnico José Mourinho. O conhecimento internacional, de acordo com o treinador, pode colaborar com uma nova visão de jogo a longo prazo.

-“Foi um momento particular da minha vida (o estágio com Mourinho), eu ainda não era um treinador, estava me preparando para isso. As pessoas falam muito da minha juventude, em relação à minha idade, porque o grande público só me conheceu a partir do trabalho que fiz no Flamengo, mas eu já sou treinador de equipes profissionais desde 2011, já tive acessos estaduais e passagens por outros clubes. Essa experiência foi importante para aprender e ter uma visão diferente de cultura, mas não adianta eu querer trazer o que aprendi lá e achar que elas vão acontecer por osmose, é necessário uma adaptação de todas as partes”.

Já pensando no próximo duelo pela Série B, diante do Criciúma, no próximo sábado, às 11h, Maurício Barbieri foi apresentado ao atletas e comandou o primeiro treinamento com a nova equipe. O treinador americano não contou com o atacante Marcelo Toscano, com dores na coxa direita, e o meia Matheusinho, com uma lesão de grau dois na panturrilha. Apenas parte da atividade foi aberta para a imprensa.