Primeiro time dentro da zona de rebaixamento, o América faz um primeiro turno de Campeonato Brasileiro um pouco melhor do que fez no ano passado, em termos de aproveitamento. Após a derrota para o Bragantino por 3 a 0 no último domingo, o time viu suas chances de rebaixamento crescerem para quase 40%.
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, hoje o Coelho tem 39,4% de chances de ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. As chances são menores apenas em relação às de Atlético-GO, Fortaleza e Juventude, que estão abaixo do Coelho na tabela.
A explicação para os números passa, principalmente, pelo aproveitamento do time. Em 17 jogos, o Coelho tem nove derrotas, cinco vitórias e três empates. Foram conquistados apenas 18 dos 51 pontos disputados, o que representa um aproveitamento de 35,2%. A queda na tabela ocorre em função da sequência recente: foram apenas duas vitórias nas últimas dez rodadas da Série A.
Ainda assim, o desempenho do América neste ano é um pouco melhor do que ano passado. Nesta mesma altura do Campeonato, América tinha 15 pontos. O time também era comandado por Vagner Mancini – que saiu para o Grêmio, posteriormente – e estava na 19ª posição.
Nesta quinta-feira, o Coelho terá uma dura missão pela frente. Para tentar melhorar sua situação no campeonato, o time terá que bater o líder Palmeiras. A partida será às 20h na Arena Independência, no encerramento do primeiro turno.