43 anos do maior jogo da história do Mineirão: Relembre como foi Cruzeiro 5x4 Internacional - Portal MPA

Publicidade

43 anos do maior jogo da história do Mineirão: Relembre como foi Cruzeiro 5×4 Internacional

Postado em 07/03/2019 10:54

Por Hugo Serelo
 
Cruzeiro 5×4 Internacional é considerada a maior partida da história do Mineirão. O jogo de nove gols foi marcado por viradas e reviravoltas numa trama envolvente de um dos capítulos da Libertadores 1976. Hoje completa-se 43 anos desse jogo.
 
Entenda por que ele foi tão marcante a ponto de ser a mais memorável partida da história do Mineirão.
 
Brasileiro1975
 
Cruzeiro e Internacional duelaram na final do Brasileiro 1975. A primeira e única final de Brasileiro entre clubes fora do eixo RJ-SP. O Colorado foi campeão com gol de Elias Figueroa.
 
Os cruzeirenses sofreram porque era o segundo vice-Brasileiro consecutivo, mas viam na Libertadores 76 uma chance de redenção. Cruzeiro, Internacional, Olimpia e Luqueño disputavam uma quarta-de-final em fase de grupos na qual só um clube avançaria. Sabendo que Cruzeiro x Inter era o confronto decisivo, os brasileiros focaram nesse embate. No dia 7 de março, diante de 65.000 pagantes, o Cruzeiro foi relâmpago.
Aos 10 minutos, Palhinha já havia feito 2×0.
 
O Internacional diminuiu com Lula aos 14 minutos. Mas Joãozinho reabriu a vantagem com dois gols. O primeiro aos 18 e o segundo aos 20. Com 20 minutos, os telespectadores de todo o Brasil que viam em rede nacional pela TV Itacolomi já tinham presenciado cinco espetaculares gols. No segundo tempo, Falcão dominou o jogo e conduziu o Inter ao empate.
 
Coube a Nelinho cobrar um pênalti forte para fazer 5×4 aos 40 do segundo tempo.
 
Foi o maior jogo feito por Joãozinho, que em seguida seria convocado para a Seleção Brasileira.
 
Libertadores 76
 
O Cruzeiro ainda seria campeão da Libertadores numa trajetória envolvendo 13 gols de Palhinha e 12 de Jairzinho Furacão. Os três confrontos contra o River Plate ficaram para a História, mas nada se compara ao que o Mineirão e o Brasil todo assistiram em 7 de março há 43 anos. A mais bela partida já disputada no Mineirão.
 
Esses e outros assuntos você acompanhará com Garcia Júnior e Hugo Serelo no programa Tempo de Bola, que estreia em março na TV Candidés.
 
Hugo Oliveira Pegoraro Serelo, 31 anos, é pesquisador esportivo, repórter policial e radialista. Nasceu em Andradas-MG e mora em Divinópolis-MG. Torce pro Rio Branco de Andradas e tem uma leve simpatia pelo Cruzeiro Esporte Clube.
 

 

Advertisement

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade