fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Entretenimento
  • Tv Candidés exibe documentário sobre estrada de ferro, dirigido pelo divinopolitano Emerson Penha

Tv Candidés exibe documentário sobre estrada de ferro, dirigido pelo divinopolitano Emerson Penha

Image

Estrada Natural é um documentário em longa-metragem sobre o início, o auge e a decadência das ferrovias no Brasil. O filme fala, principalmente, da paixão dos mineiros pelo trem-de-ferro.

O enredo principal é a história da Estrada de Ferro Bahia e Minas, que ligava Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha Mineiro, até Caravelas, na Bahia. Representava o sonho daqueles mineiros de ver o mar, mas foi erradicada em 1966 – fechada, arrancada e os funcionários foram transferidos compulsoriamente semanas depois. Muitos foram viver em Divinópolis, e aí estão até hoje, cidadãos que criaram na cidade seus filhos e suas vidas.

Advertisement

Mineros notáveis como Adélia Prado, Milton Nascimento e Fernando Brant opinam sobre o assunto, além de pessoas que viveram e se sentem saudosas do tempo em que se viajava de trem. O documentário traz à tona reflexões de marca cultural da ferrovia, transformações sociais e os sinais permanentes da estrada mais de meio século depois da sua erradicação. Para a produção do filme, foram necessários nove anos de trabalho, com diversas viagens à região e o garimpo de velhas histórias e imagens.

O filme será exibido pela TV Candidés nesta quinta-feira, 16 de março, às 21 horas.

mobile