fbpx
Pular para o conteúdo

“Placa-Mãe”: filme mineiro é destaque nos EUA e na Espanha

“Placa-Mãe": filme mineiro é destaque nos EUA e na Espanha
Filme é destaque em festival que é requisito para o Oscar. Foto: Espacial Filmes/Divulgação

O famoso clichê: de ‘Minas para o mundo’ é perfeitamente aplicável ao longa “Placa-Mãe”. Isso porque o filme produzido no Estado foi selecionado para ser exibido no Chicago International Children’s Film Festival.

“Chegamos no grande festival infantil de cinema dos Estados Unidos. Uma vitrine de cineastas e sonhadores. Festival esse que nos qualifica até mesmo para o cobiçado Oscar.” Assim, orgulhoso e emocionado, Igor Bastos, diretor do filme “Placa-Mãe” e mais jovem brasileiro a dirigir um longa-metragem de animação, descreveu o que sentiu ao passar por mais um festival internacional, desta vez o primeiro festival de cinema infantil do mundo qualificado pela Academy®.

“Placa-Mãe” tem pré-estreia marcada para o fim do ano e sua chegada está causando um grande impacto por onde passa. Além de receber destaque em inúmeros veículos de mídia, o filme já foi reconhecido em uma série de renomados festivais, tanto no cenário nacional quanto internacional. Sua lista de países inclui Estados Unidos, Espanha, Portugal, Itália, México, Equador, Argentina, Índia, Reino Unido, França, Alemanha e até mesmo Japão, solidificando sua presença como uma obra que transcende as montanhas de Minas Gerais.

Com uma história cativante que conecta pautas sociais e tecnológicas, “Placa-Mãe” segue a jornada de “Nadi”, uma robô que desafia as barreiras da inteligência artificial e decide adotar dois irmãos humanos. A fim de divulgar o filme e promover discussões construtivas entre jovens e adolescentes, Bastos tem visitado várias escolas do Estado, falando um pouco mais sobre o tema, que é tão atual.

Além disso, o filme celebra a rica e diversificada cultura brasileira. Sua trilha sonora tem composições de artistas como Milton Nascimento, Caetano Veloso, Leo Henkin e Os Caxambus, com melodias que apresentam o cenário musical de Divinópolis para o mundo. Ao longo da animação, vários cenários divinopolitanos são contemplados, como a Ponte do Niterói, a Praça da Catedral e Maria Fumaça. E, é claro, o filme também valoriza a culinária local, incluindo pratos tradicionais como frango com quiabo e pequi e pão de queijo.

Entre os prêmios conquistados, destaca-se o título de “Winner Best Animation” no New York International Film Awards™ (NYIFA) e “Winner Best Animated Feature Film” no Montelupo Fiorentino International Independent Film Festival. A obra também recebeu o Prêmio da Crítica e o Prêmio do Júri Oficial na Mostra Mocó, na categoria Melhor Longa-Metragem.

Além do Chicago International Children’s Film Festival, “Placa-Mãe” também foi selecionada pelo Festival Internacional de Cine Fantástico de Catalunya (SITGES), na Espanha, um dos mais importantes do mundo, dedicado a filmes de fantasia e terror. Também em território europeu, estará presente na XIX Semana Internacional De Cine Fantástico De La Costa Del Sol, onde a obra será apresentada em sessões especiais nas cidades de Estepona, Marbella e Benahavis, durante todo o mês de setembro.

A animação também foi selecionada para o Festival Internacional de Cine con Valores (FIC Valores), do México, a Melhor Filme; o Lisboa Indie Film Festival (LISBIFF), de Portugal, a Melhor Diretor e Melhor Filme; no New York International Film Awards (NYIFA), dos Estados Unidos, a Melhor Filme e Melhor Roteiro e no Festival Infantil Tejiendo Cine, no Equador, de Melhor Filme.

Além disso, Igor foi indicado a Melhor Diretor em diversos festivais incluindo o Madri Indie Film Festival (MADRIFF), Valencia Indie Film Festival (VALÈIFF) e o Barcelona Indie Filmmakers Festival (BARCIFF).

Com o pré-lançamento previsto para novembro deste ano, a androide Nadi promete encantar o público com sua história envolvente, representando um marco histórico no cenário cinematográfico brasileiro, e valoriza a identidade cultural mineira. Para mais informações e atualizações sobre “Placa-Mãe”, visite www.placamaeofilme.com.br e o Instagram do diretor @bastosigor.

“Placa-Mãe": filme mineiro é destaque nos EUA e na Espanha