Reinado de Cláudio chega à sua 72ª edição, com tradição, religiosidade e cultura

Postado em 17/08/2017 12:28

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, juntamente com os Reis de 2017, realiza, de 18 a 21 de agosto, em Cláudio, a 72ª edição da Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário. O evento mais antigo e tradicional da cidade, que mescla fé, cultura e religiosidade, reúne cerca de 13 mil pessoas, nos 4 dias de festa.

O Reinado de Cláudio vem enriquecendo a vida cultural e religiosa do município, constituindo, também, um evento de grande atração para visitantes de todo o país e do exterior, que chegam a cidade, no mês de agosto, a fim de presenciarem as homenagens dedicadas aos padroeiros do reinado. Em virtude do seu valor histórico e religioso para o povo claudiense, a festa recebeu o Registro de Bem Cultural de natureza Imaterial, pelo Decreto nº 15, de 4 de abril de 2006.

A abertura do Reinado acontecerá na sexta-feira (18), a partir das 19h30, com a recitação do terço e levantamento do Mastro de Nossa Senhora do Rosário, na Capela do Rosário. Uma procissão seguirá com os ternos e reis até a Praça Ex-Combatentes, onde serão levantados os demais mastros.

No segundo dia, sábado (19), às 19h30, será realizada a missa conga, na Praça Ex-Combatentes, presidida pelos padres da paróquia. Nessa celebração, os cânticos serão entoados pelos ternos de congado de Cláudio e região. Após a celebração, acontecerá a troca das coroas dos reis de Nossa Senhora das Mercês, Santa Efigênia e São Benedito.

No Domingo (20), o principal dia das festividades, a partir das 14h, acontecerá a saída dos cortejos da Princesa Isabel, Rainha das Flores e a tradicional Chegada de Reis, com a participação de centenas de cavaleiros, acompanhando a comitiva real, que percorrerá as principais ruas da cidade, até a Casa Queimada (Av. Tancredo Neves), onde os reis serão recebidos pelos demais festeiros e ternos de congado. Todos participarão da recitação do terço e também da encenação da libertação dos escravos e da troca da coroa da princesa Isabel.

No último dia da festa, segunda-feira (21), os ternos buscarão os reis em suas residências e sairão em direção à Praça Ex-Combatentes. Na chegada, acontecerá a recitação do terço, a troca do balainho da Rainha das Flores, a troca das coroas de N. Sra. do Rosário e o descimento dos mastros.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com