Publicidade

Conheça os bastidores da peça Entre Quatro Paredes

Postado em 05/02/2020 12:25

Foto: Helisson Moraes.

 

Uma apresentação teatral pode emocionar uma platéia, e até marcar toda a vida de um espectador. No entanto, a exposição artística é apenas a parte final de um longo processo de trabalho.

O caso da peça Entre Quatro Paredes, em cartaz em Divinópolis no sábado (8), não é diferente. Conheça os bastidores do projeto realizado pelo Grupo de Teatro BAAL.

A Peça

Escrita pelo filósofo francês Jean-Paul Sartre, a obra narra o encontro de três pessoas recém-chegadas ao inferno. Condenado a conviver mutuamente pela eternidade, o trio vai dialogando até que cada personagem conte sua história de vida.

O jornalista Garcin, a funcionária dos correios Inês e a burguesa Estelle começam a viver uma guerra psicológica. Nos diálogos, os parceiros de confinamento se acusam mutuamente expondo os piores defeitos uns dos outros.

O inferno são os outros”, frase clássica do personagem Garcin, é a síntese da peça.

Compreensão

O trabalho do ator é entender a construção de seu personagem. O mapeamento de Entre Quatro Paredes passa pela compreensão da vida e obra de Jean-Paul Sartre. É trabalho do ator captar como o existencialismo de Sartre é expressado na peça”, destaca Rita Matiusso , coordenadora e atriz da peça.

Valério Peguini

O diretor Valério Peguini tem a bagagem de uma década de trabalho em São Paulo ao lado do diretor Zé Celso, referência teatral na América Latina. Ao voltar à Divinópolis, Peguini segue como diretor e professor de teatro na aqui cidade onde nasceu.

Na peça, o trabalho do diretor é corrigir, aperfeiçoar, incentivar. Conduzindo detalhes para extrair o que cada participante tem de melhor.

Ensaio

O texto é longo e complexo. Cada personagem tem muitas falas marcadas por variadas emoções. Como conciliar isso tudo com marcações de cena e interação entre equipe técnica? A resposta é trabalho. Muito trabalho.

Por meses, a equipe ensaia numa das salas da Estação Ferroviária, no Centro. No local, o texto é relido incansavelmente.

A concentração é nítida no rosto de cada ator. Cada um deles imerso no drama de seu personagem.

É também um espaço de criação. Pois todos os envolvidos têm voz para debater e sugerir.

Elenco

Gabriela Ribeiro (Inês), Paulo Mariota (Garcin), Paola Lopes (Inês), Rita Matiusso , Leopoldino Neto, Gabriel Andrade, Flávia Teresa e Rodrigo Fernandes compõe o grupo sob produção de Helisson Moraes.

Compareça

A experiência teatral pode marcar uma vida.

Compareça ao Teatro Usina Gravatá às 20:00 de sábado (8).

Os ingressos estão em preços promocionais por apenas R$15,00 na Boutique do Livro.

 

Foto: Helisson Moraes.

Publicidade
Veja também
Noticias relevantes:
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!