Finalmente, a lista “The Greatest Pop Stars of the 21st Century“, elaborada pela revista americana Billboard, chegou à sua conclusão. Foram diversos meses em que, um a um, nomes eram revelados para integrar a lista de autoria própria sobre quais eram os melhores artistas pop do século 21.
As colocações, que vão em ordem decrescente do 25° ao disputado pódio do top 3, analisam, segundo a revista, o impacto, longevidade, catálogo musical e carreira de cada artista pop. O Portal MPA fez uma série de reportagens na medida em que os nomes eram revelados, desde as menções honrosas e top 25-12, assim como do top 11-07, e o ainda mais disputado top 6-3.
Com Rihanna levando a medalha de bronze, duas outras potências mundiais do pop ainda não reveladas estavam disputando, portanto, entre a segunda e a primeira colocação: Beyoncé e Taylor Swift. Ambas as cantoras, de longa carreira e um extenso catálogo musical com milhões de fãs, já eram aguardadas pelo público para ocupar as posições mais altas.
As revelações, como era de se esperar, geraram inúmeros debates nas redes sociais, entre pessoas que concordavam com a posição de um artista e pessoas que argumentavam que seu ídolo deveria estar melhor ranqueado. Aliás, a ordem em que Taylor e Beyoncé apareceriam na lista da Billboard também gerou longas discussões na internet.
Um exemplo disso é a também cantora, Azalea Banks, que criticou a lista e montou seu próprio ranking com base em percepções pessoais. Vamos, enfim, às grandes vencedoras que, junto a Rihanna, completarão o pódio.
SEGUNDO LUGAR – TAYLOR SWIFT
A cantora e compositora estadunidense Taylor Swift, aos olhos da Billboard, ocupa a segunda posição dentre os melhores artistas pop do século. Tendo iniciado a carreira aos 17 anos, a revista afirma que “ela foi capaz de dobrar a cultura a sua vontade e se tornar, indiscutivelmente, uma das maiores pop stars do mundo” (tradução livre).
A loirinha, que iniciou sua carreira na música country, de forma maestral conseguiu perspassar entre diversos gêneros musicais e sendo bem sucedida em todos eles. Os “swifties”, fandom da superstar, concederam à cantora diversos recordes em suas músicas e álbuns no Spotify, como o álbum mais ouvido na plataforma em 2024 (The Tortured Poets Department) e é a artista com mais streamings na história da plataforma, bem como a mais seguida.
A Billboard destaca, ainda, que Taylor tem 12 músicas que alcançaram o topo das suas paradas, 13 álbuns também no topo, 14 grammys e inúmeras outras premiações para a cantora. São muitos hits e álbuns que marcaram gerações, como as canções “Love Story”, “Blank Space”, “Shake It Off”, “Look What You Made Me Do”, e os álbuns “1989”, Reputation” e “Midnights”. A loirinha te marcou com qual de suas eras?
PRIMEIRO LUGAR – BEYONCÉ
Em primeiríssimo lugar, Beyoncé, cantora, compositora e atriz estadunidense, é coroada como a artista pop mais influente e com carreira, catálogo e legado mais admirados e invejados dentre a indústria musical no século XXI. A matéria da Billboard com essa coroação, no entanto, ainda não foi publicada, até o dia de hoje (27/11).
Mesmo sem a matéria publicada, a internet, em peso, automaticamente, concedeu à Beyoncé a medalha de ouro, e, com razão. A performer foi e é revolucionária, desde sua estreia na girlgroup Destiny’s Child, formada em 1997 entre ela, Kelly Rowland e Michelle Williams, até sua carreira solo, pós 2006.
Ter se tornado a artista pop mais importante do século é apenas um dentre outros recordes que a Billboard concede à cantora: em 2003, foi considerada a popstar do ano; em 2009, a mulher do ano; em 2011, a artista do milênio. Além disso, ela superou o próprio marido, Jay-Z, e se tornou a cantora mais indicada da história do Grammy, somando 99 indicações e levando 32 estatuetas, também considerado o maior.
Ademais, Beyoncé possui 9 músicas que dominaram as paradas da revista americana, bem como 24 canções que atingiram o top 10. Não bastasse isso, um reconhecimento inusitado para a cantora veio da França: o nome “Beyoncé”, em 2024, foi adicionado ao dicionário do país, devido a desenvolvimentos e fortes movimentos nesse ano.
O impacto da cantora na música e cultura, que influenciou muitos cantores com suas performances, músicas e decisões na carreira, traduz-se em canções como “Irreplaceable”, “Halo”, “Single Ladies”, “Formation”, “Texas Hold ‘em” e em álbuns aclamados, como “Lemonade”, “Renaissance” e Cowboy Carter”. De que modo Beyoncé impactou seu gosto musical?