fbpx
Pular para o conteúdo

Online: Mostra Mundo Árabe de Cinema começa nesta sexta

online mundo árabe

Em plataformas digitais, evento apresentará novos títulos e uma seleção especial histórica de filmes que estiveram na Mostra nos últimos 15 anos. A Mostra tem realização do ICArabe (Instituto de Cultura Árabe), correalização do Sesc São Paulo e patrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Além das exibições, também serão promovidos encontros online com diretores e convidados especiais para interação com o público.

 

 

Realizado exclusivamente online no site mundoarabe2020.icarabe.org  (de 28 de agosto a 13 de setembro e as inscrições gratuitas estarão abertas a partir de 24 de agosto) e na plataforma Sesc Digital sescsp.org.br/cinemaemcasa (de 31 de agosto a 27 de setembro), o evento trará quatro filmes inéditos no Brasil e uma seleção especial dos destaques da Mostra, que nos últimos 15 anos projetou-se no cenário internacional e integrou-se ao calendário cultural da cidade de São Paulo.

A curadoria da Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa foi idealizada como resposta ao alastro da pandemia, buscando filmes que abordassem a inovação e a singularidade na forma cinematográfica e a linguagem subjetiva, evidenciada pelo híper-realismo e seu diálogo com temáticas humanas e universais.

Além dos filmes inéditos no Brasil, a Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa fará uma retrospectiva de filmes exibidos em suas mostras anteriores, dividida em três blocos:

Cinema Árabe e Poesia: Trilogia do Deserto e Dunia;

A maestria de Julia Bacha e Arturo Hartmann – os cineastas brasileiros na Palestina

Os Árabes no Brasil, que inclui a obra-prima documental: Heranças, e *Os Caminhos dos Mascates *

Ao comentar sobre o documentário inédito Gaza, que abrirá esta edição da Mostra, o diretor cultural do ICArabe, Arthur Jafet, reitera a importância do gênero: “Em termos de forma, o cinema- documentário – ou não ficção – é onde se encontra a experimentação mais ousada e imaginativa. Filmes-documentários foram exibidos em locais incomuns, acessíveis por iniciativas independentes da sociedade civil, e ativistas também realizaram exibições e discussões com cineastas que foram vívidas e memoráveis”.

Além da programação de filmes, a Mostra realizará encontros online com participações de diretores e convidados especiais.

Abertura

A abertura será realizada dia 28 de agosto, às 18h, online (no canal do YouTube do ICArabe https://www.youtube.com/channel/UCfmZ3RvF7GUiHcVFgW2FdJg) e pelo Zoom, seguida pela exibição do documentário Gaza, dos diretores Garry Keane e Andrew McConnell na plataforma da Mostra 

Após a abertura, todos os filmes ficarão disponíveis na plataforma da Mostra e podem ser assistidos pelos usuários cadastrados em quaisquer dias e horários, entre 29 de agosto e 13 de setembro.

Na plataforma digital do Sesc, as exibições ocorrerão às segundas-feiras, dias 31 de agosto, 7, 14 e 21 de setembro. A cada semana, um filme novo estreia e fica disponível ao público por 7 dias.

 

Mais informações em www.icarabe.org

 

Sobre o ICArabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

PROGRAMAÇÃO

Eventos da Mostra (no canal do Youtube do ICArabe e no Zoom):

 

28 de agosto, às 18h

 

Abertura da Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa

Professor Mohamed Habib, presidente do Instituto da Cultura Árabe-ICArabe

Rubens Hannun, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira-CCAB

Danilo Santos de Miranda, diretor do Departamento Regional do Sesc-SP

Soraya Smaili, fundadora do Instituto da Cultura Árabe-ICArabe e idealizadora da Mostra Mundo Árabe de Cinema

Arthur Jafet, diretor cultural do Instituto da Cultura Árabe- ICArabe

Silvia Antibas, diretora cultural da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB)

 

*Pré-estreia do filme “Gaza” na plataforma da Mostra*

 

3 de setembro, às 17h

Bate-papo online

Soudade Kaadan, cineasta síria do filme The Day I lost my Shadow, vencedor do Leão do Futuro no Festival Internacional de Cinema de Veneza, em 2018; é produtora de cinema graduada pela Université Saint Joseph-USJ, Líbano

Professora Esther Império Hamburger, Professora-Titular de História do Cinema e do Audiovisual do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo-USP

Flávia Guerra, documentarista, curadora e crítica de cinema; é jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo-USP

 

4 de setembro, às 16h 

Bate-papo online

Eric Motjer, diretor, documentarista e produtor, formado na Universitat de Barcelona; é o cineasta de Beirut – La Vie en Rose

Professor Roberto Khatlab, historiador, graduado em Filosofia Oriental pelo Institut Saint Paul; responsável pelo Departamento da América Latina do Centro de Estudos sobre Emigração Libanesa da Notre-Dame University-Louaize (NDU) e Diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina da Université de Saint-Esprit de Kaslik (USEK), Líbano.  

Professor Salem Hikmat Nasser, doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo-USP, é professor de Direito na FGV-SP.

Natália Nahas Carneiro Maia Calfat, cientista social, doutoranda em Ciência Política pela Universidade de São Paulo-USP

Eduardo Mossri, bacharel em interpretação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo-USP, participou da novela Órfãos da Terra e do espetáculo Cartas Libanesas

11 de setembro, às 17h

Bate-papo online

Garry Keane, cineasta do filme Gaza, é formado na Irish National Film School, Irlanda; seus documentários foram indicados para 11 prêmios da Academia Irlandesa de Cinema e TV.

Professora Arlene Clemesha leciona história árabe contemporânea na Universidade de São Paulo-USP; foi representante da sociedade civil brasileira na ONU através da Rede Internacional pela Palestina (UN-ICNP).

Diogo Bercito, jornalista da Folha de São Paulo, especializado em assuntos ligados ao Mundo Árabe e autor do blog Orientalíssimo.

Para sinopes e trailers, acesse: https://icarabe.org/node/3887

Serviço:

Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa

Onde: online

 

28 de agosto a 13 de setembro

Plataforma da Mostra: mundoarabe2020.icarabe.org    

 

31 de agosto a 27 de setembro

Plataforma digital do Sesc: sescsp.org.br/cinemaemcasa  

 

Mais informações: www.icarabe.org

 

Quanto: acesso gratuito

 

Realização: Instituto da Cultura Árabe

Correalização: Sesc São Paulo

Patrocínio: Câmara de Comércio Árabe-Brasileira

Apoio: Instituto do Sono e Fambras – Federação das Associações Muçulmanas do Brasil