Pregando ser novato na política, Zema, candidato do Novo em MG, foi filiado ao PR por mais de 18 anos

Postado em 23/10/2018 17:31

Romeu Zema

O  empresário candidato ao Governo de Minas, Romeu Zema (Novo), diz ser novato na política, mas foi filiado ao Partido da República (PR), de 1999 até abril de 2018, quando se desfiliou para entrar no Partido Novo. A informação é da Folha de São Paulo e foi verificada em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Conforme a legislação eleitoral, o candidato deve se filiar ao partido pelo qual irá concorrer ao menos seis meses antes da eleição.

A reportagem destaca, ainda, que o pai e o irmão de Zema, Ricardo Zema e Romero Zema, também se filiaram ao PR em 1999 e, segundo o TSE, continuam filiados, já que não houve desfiliação até esta terça-feira (23).

Empresário de Araxá, Romeu Zema concorre a uma eleição pela primeira vez. Durante os discursos de campanha, o empresário prega ser novo na política e contrário às práticas que atribui à política tradicional, como troca de favores, negociação de cargos e corrupção.

Zema concorre no segundo turno contra Antonio Anastasia (PSDB), senador e ex-governador de Minas. No primeiro turno, Zema chegou à frente com 43% dos votos válidos.

De acordo com a reportagem da Folha, em uma entrevista ao veículo, Romeu disse que até receber o convite do Novo para ser candidato, mantinha distância da política. “Surgiu um convite que, se não tivesse surgido, eu nunca estaria aqui hoje. Na minha história na empresa, por ironia, eu sempre preguei que nós deveríamos manter total distância de política”, disse à publicação.

Ainda conforme a reportagem, o empresário também contou que titubeou aceitar ser candidato por nunca ter se envolvido com política. “A primeira resposta minha foi não, devido ao meu histórico de nunca ter participado de uma campanha, de nunca ter me envolvido com política. Fiquei totalmente desconfortável. Vou começar uma carreira nova aos 53 anos? Não é hora. Mas depois de refletir, voltei atrás”, afirmou à reportagem.

No Estado, o PR integra a base de governo de Fernando Pimentel (PT) e integrou a coligação do petista nesta eleição, que tentou a reeleição, mas terminou em terceiro.

O outro lado

Em resposta à Folha de São Paulo, Romeu Zema argumentou ter sido convidado por um amigo há cerca de 20 anos para se filiar ao PR. “Devido a sua insistência, assinei a ficha de filiação, mas nunca participei de qualquer atividade partidária nem muito menos fui candidato a nenhum cargo público”, afirmou em nota. Segundo a reportagem, a assessoria de imprensa do candidato não respondeu sobre a filiação de seu pai e seu irmão.

 

*Com informações da Folha de São Paulo

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/pregando-ser-novato-na-politica-zema-candidato-do-novo-em-mg-foi-filiado-ao-pr-por-mais-de-18-anos.shtml 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com