Passos tem cinco crianças internadas com Influenza na UTI da Santa Casa - Portal MPA

Publicidade

Passos tem cinco crianças internadas com Influenza na UTI da Santa Casa

Postado em 05/01/2022 10:00

A Santa Casa confirmou a internação de cinco crianças na UTI devido à Influenza, em Passos (MG). Conforme o hospital, outras 13 também estão internadas em leitos de enfermaria por conta do vírus.

O hospital destaca, ainda, a média de atendimentos por mês no atendimento pela doença subiu para 70. Segundo a Santa Casa, as vítimas não são só de Passos, mas de outras cidades da região.

“A gente acredita que o cenário é completamente diferente do cenário da Covid-19. Na Covid as crianças foram ‘poupadas’ dos casos graves, a gente não tem grandes repercussões na saúde das crianças em relação à Covid. De um mês para cá a gente sente um aumento crescente de atendimentos no pronto-atendimento e também nas internações. As crianças estão evoluindo de uma forma mais grave, muitas delas necessitando UTI para suporte ventilatório, por conta, provavelmente, da Influenza, sendo a gripe, que vem realizando uma alteração importante no quadro clínico dessas crianças”, disse a pediatra da Santa Casa de Passos, Rosana Porto.

“Acredito que seja uma alteração também na própria resposta imunológica delas, porque elas ficaram bastantes tempo sem ter contato social e não tiveram, então, contato com micróbios. Como elas ficaram por um período grande em isolamento social, eu acredito que a resposta imunológica está mais retardada e elas estão efetuando um quadro respiratório mais agudo e mais intenso, necessitando muitas vezes de internação e suporto respiratório”, completou.

A especialista salientou, também, que as crianças precisam dos mesmos cuidados em relação à Influenza do que as pessoas que chegaram na fase adulta.

“Eles precisam ter os mesmos cuidados relacionados a vírus. Estar sempre de máscara, evitar beijos na mão e no rosto, manter um distanciamento e poupá-las de ambientes fechados e aglomerações”, falou.

A campanha de vacinação do ano passado ainda não contemplava a cepa H3N2. A pediatra ressalta a importância da vacina e destaca que a variante será contemplada pelo Ministério da Saúde.

“A nossa vacina de 2021 não contemplou essa nova cepa de Influenza. O Ministério da Saúde a gente tem visto que está se mobilizando para que a vacinação seja feita o mais breve possível, que ainda no mês de janeiro a gente consiga iniciar”.

As informações são do Portal Onda Sul, associada Amirt

O post Passos tem cinco crianças internadas com Influenza na UTI da Santa Casa apareceu primeiro em Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT