As peças procuram conscientizar a população sobre a importância de eliminar os focos do Aedes aegypti
A ORO é a responsável pela criação da nova campanha do governo de Minas Gerais no combate às arboviroses em 2025. Com o mote “Não crie o mosquito”, as peças procuram conscientizar a população sobre a importância de eliminar os focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, especialmente no período de chuvas.
Alerta criativo
Com uma abordagem leve e educativa, a ORO
apostou em um conceito criativo que
associa o
comportamento cotidiano ao combate ao mosquito.
Termos como “mãe de planta” e “pai de pet”
foram ressignificados para alertar que,
sem os devidos cuidados,
qualquer pessoa pode acabar se
tornando também um “criador de mosquito”. A
proposta, segundo a agência, é
gerar identificação imediata e
provocar reflexão sem culpabilizar o
cidadão.
A campanha conta com filmes para internet e redes sociais, spots de rádio, peças para mídia exterior, materiais impressos e ações digitais com influenciadores. Os vídeos principais — “Mãe de Planta” e “Pai de Pet” — exploram a linguagem informal e o humor leve para engajar a audiência, utilizando como cenário o ambiente doméstico e mostrando os focos invisíveis do mosquito.
“Nosso desafio era comunicar um tema sério de maneira empática, envolvente e com alto poder de mobilização. A campanha busca mostrar que a prevenção começa em casa e está ao alcance de todos”, destaca o diretor de criação da ORO, Tiago Matte.
A campanha “Não crie o mosquito” é uma realização da Secretaria de Estado de Comunicação Social de Minas Gerais (SECOM-MG) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) e reforça o compromisso do Estado com a informação de qualidade, a saúde pública e a participação cidadã.
*Informações: Blog do Cefas
O post ORO cria campanha de combate às arboviroses para o governo de MG apareceu primeiro em Portal AMIRT.