fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Direto da AMIRT
  • Governo de Minas organiza programação especial comemorativa dos 127 anos de Belo Horizonte

Governo de Minas organiza programação especial comemorativa dos 127 anos de Belo Horizonte

Image

Inauguração da iluminação monumental do Palácio da Liberdade, show de drones, cantata e exposições integram a festividade

Show de drones Palácio da Liberdade. Foto: Renata Garbocci/Secult

Belo Horizonte completa hoje, quinta-feira (12) 127 anos. Para celebrar a data, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, da Fundação Clóvis Salgado, e parceiros organizam uma programação especial que será promovida ao longo do dia. Está previsto abertura de mostras, apresentação de cantata, e destaque para a inauguração da Iluminação Monumental permanente do Palácio da Liberdade e um emocionante show de drones. A iniciativa exalta a história da capital, reconhecida como um polo cultural e turístico, atraindo visitantes de todo o país e do exterior. 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Governo de Minas vão inaugurar a iluminação permanente do Palácio da Liberdade, a partir das 19h. Pela primeira vez, o equipamento e os detalhes de sua arquitetura serão valorizados com uma tecnologia que permitirá a iluminação de todas as fachadas de maneira uniforme. No momento da inauguração, as luzes do Natal da Mineiridade na Praça da Liberdade e a iluminação pública do entorno imediato do Palácio serão apagadas para realçar a beleza e a entrega da Iluminação Monumental para a cidade. 

Palácio da Liberdade ganhará iluminação especial. Foto: Leo Bicalho/Secult

A instalação dessas luzes foi contemplada por meio do Semente, o núcleo de projetos socioambientais do MPMG, e contou com a coordenação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), que orientou a escolha da tonalidade das luzes na cor âmbar. Em datas especiais, como o Natal e o Outubro Rosa, por exemplo, o centro cultural poderá receber também projeções luminosas em cores diferentes do projeto original.

Na sequência, às 19h30, haverá a apresentação da Cantata de Natal Copasa com a Orquestra Jovem das Gerais em frente às escadarias do Palácio da Liberdade. Outro destaque que celebrará o aniversário de BH e a universalidade do espírito natalino, será um show de drones, com patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o qual integra a programação do Natal da Mineiridade. 

A partir das 20h30, o espetáculo luminoso proporcionará uma verdadeira coreografia aérea, composta por 12 formações que criarão imagens deslumbrantes no céu de Belo Horizonte. O show trará símbolos tradicionais do Natal, como o nascimento do menino Jesus, a árvore de Natal, os três Reis Magos, e o Papai Noel. Além disso, serão homenageados ícones da capital mineira, como a Praça Sete.

Mostras

25/11/2020. Crédito: André Senna/Divulgação. Caderno 300 anos de Minas. A artista plástica Yara Tupynambá, que deu depoimento para o caderno especial 300 anos de Minas.

Duas exposições complementam a programação. A primeira delas é a retrospectiva individual de Yara Tupinambá, que será inaugurada, a partir das 11h, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes. A mostra “Paisagens da Alma Mineira” reúne 121 obras, entre pinturas, gravuras, objetos, estudos, desenhos e registros fotográficos com curadoria do Instituto & Memorial Yara Tupynambá.

Dividida em sete setores (Autorretratos; Território Mineiro; História e Memória de Minas Gerais; Arte e Tradição; Audiovisual; Processos; e Sala Educativa Colaborativa), a exposição permeia os principais temas e aspectos que circundam a obra da artista mineira.  A natureza, os personagens, o sertão, as paisagens, o rio São Francisco, as festas populares, os santos e anjos compõem a iconografia de Yara, cujo trabalho dialoga com a diversidade de Minas Gerais, explorando aspectos históricos, folclóricos e culturais. 

Carlos Bracher. Foto: Renata Garbocci/Secult

A outra é uma exposição inédita do renomado pintor mineiro Carlos Bracher, que reúne do primeiro quadro pintado em Belo Horizonte a mais de 30 obras feitas exclusivamente para a ocasião. A mostra será inaugurada a partir das 10h, na Casa Fiat de Cultura. Intitulada “Belo Bracher Horizonte”, a exposição reúne pinturas a óleo, aquarelas e estandartes que revelam a paixão de Bracher pela capital mineira.

Secult/Divulgação

O post Governo de Minas organiza programação especial comemorativa dos 127 anos de Belo Horizonte apareceu primeiro em Portal AMIRT.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x