Comissão da ALMG vai discutir tributação sobre os combustíveis - Portal MPA

Publicidade

Comissão da ALMG vai discutir tributação sobre os combustíveis

Postado em 21/09/2021 12:00

A tributação sobre os combustíveis pauta a audiência pública que a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta terça-feira (21/9/21), às 14h30, no Auditório. A reunião foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Bartô (sem partido).

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

O parlamentar argumenta que os sucessivos aumentos dos preços dos combustíveis têm pesado cada vez mais no bolso do consumidor. Além disso, os reajustes contribuem para alimentar a inflação, uma vez que impactam nos preços de todas as mercadorias, aprofundando a crise econômica agravada pela pandemia de Covid-19.

Advertisement

Bartô lembra que a composição do preço da gasolina depende de vários fatores, como o preço do petróleo, que é cotado em dólar, o custo do etanol anidro, a margem de lucro dos revendedores e impostos como ICMS, Cide, PIS e Cofins. “É preciso simplificação tributária e transparência no valor cobrado, a fim de proporcionar maior controle e fiscalização pelos consumidores”, defende.

Na audiência pública, ele pretende discutir como se dá a tributação sobre os combustíveis. “A carga tributária é muito elevada e a forma de cálculo do ICMS tem permitido a cumulação do imposto, aumentando ainda mais o preço pago pelo consumidor final”, argumenta.

As informações são da ALMG

O post Comissão da ALMG vai discutir tributação sobre os combustíveis apareceu primeiro em Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade