Iniciativa faz parte do Plano de Ação de Emergência em atendimento à lei nacional que trata sobre segurança de barragens
Seguindo diretrizes do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Três Marias, a Cemig inicia, a partir de segunda-feira (25/11), a instalação de placas de sinalização de pontos de encontro e rotas de fuga nos municípios de Três Marias e São Gonçalo do Abaeté. A sinalização será localizada na zona Zona de Autossalvamento (ZAS), em áreas a jusante da barragem dos municípios. A iniciativa é realizada em atendimento à Lei Federal 12.334/2010, que trata sobre segurança de barragens.
As placas serão instaladas, inicialmente, na região rural do município de São Gonçalo do Abaeté, seguido pela área urbana no município de Três Marias. Trata-se de uma das maiores zonas de autossalvamento do parque gerador da Cemig, onde serão instalados um total de 43 pontos de encontro.
De acordo com oengenheiro de Planejamento Hidroenergético da Cemig, Diogo Carneiro, a barragem da usina de Três Marias está completamente segura e a sinalização serve para direcionar a população a locais seguros na região, no caso de uma eventual situação de emergência relacionada a barragem da usina.
“Esta é uma ação preventiva, realizada em conjunto com as defesas civis dos municípios e que faz parte de um conjunto de ações de relacionadas ao PAE, que incluem cadastramento socioeconômico, instalação da sinalização de emergência, implantação do sistema de notificação, treinamentos e capacitações das comunidades que residem a jusante das barragens”, explica.
A Cemig possui 18 PAEs, abrangendo usinas de maior e menor porte. Conforme determina a legislação vigente, as informações sobre os PAEs podem ser consultadas no site da companhia.
Cadastro socioeconômico
De agosto a dezembro de 2023, a Cemig realizou o cadastro
socioeconômico nos municípios de Três Marias e São Gonçalo do
Abaeté. A coleta de informações é semelhante ao processo realizado
pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante
o período do censo demográfico.
O procedimento segue a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e tem objetivo de identificar os moradores e comerciantes da região, além das características socioeconômicas da população.
Saiba o que são as ZAS
A ZAS é a região que pode ser afetada em um curto intervalo de
tempo caso aconteça uma situação de emergência com as estruturas e
que se localiza a menos de 10 km ou 30 minutos de distância da
chegada da onda de inundação. Por esta razão, a informação da
população que reside ou possui atividades na ZAS é tão importante
para os empreendedores.
O post Cemig instala sinalização em pontos de encontro e rotas de fuga na região da UHE Três Marias apareceu primeiro em Portal AMIRT.