Boletim Amirt Notícias – 28 de maio - Portal MPA

Publicidade

Boletim Amirt Notícias – 28 de maio

Postado em 28/05/2022 12:00
Publicidade

Hoje é sábado, 28 de maio, e essas são as principais notícias do dia:

Política:

Usuários do app e-Título receberão informações oficiais sobre eleições

Eleitores que são usuários do aplicativo e-Título no celular ou tablet vão começar a receber informações importantes sobre as eleições de outubro. A central de notificações foi modernizada para realizar os disparos com conteúdos oficiais sobre o pleito. Para receber as mensagens, o usuário precisa atualizar o aplicativo e baixar a nova versão do e-Título, que está disponível nas plataformas Google Play e Apple Store. Com a atualização liberada no início deste mês, novas funcionalidades foram adicionadas, como novos recursos de acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência visual.

As informações são da Agência Brasil.

Por 11 a 0, STF rejeita reajuste de servidores de Minas acima da inflação

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu ganho de causa ao Governo de Minas contra uma lei promulgada pela Assembleia Legislativa que concedia reajustes salariais a determinadas categorias do funcionalismo em percentual maior que o oferecido pelo Executivo. O julgamento é sobre uma ação direta de inconstitucionalidade impetrada pelo Governo de Minas. A Advocacia Geral do Estado (AGE) solicitou medida cautelar para suspender, imediatamente, os efeitos da promulgação dos reajustes. O reajuste extra foi aprovado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os deputados derrubaram os vetos parciais do governador Romeu Zema (Novo) no projeto original. Com isso, concederam reajustes adicionais de 33% para a educação e 14% para a saúde e a segurança pública. Vale lembrar que o Governo de Minas já tinha concedido aumento de 10,06% a todo o funcionalismo público.

37º Congresso Mineiro de Municípios acontece na próxima semana no Expominas

Conhecido como o maior evento de entidade estadual municipalista do País, o 37º Congresso Mineiro de Municípios, da Associação Mineira de Municípios (AMM), acontece na próxima semana, nos dias 1º e 2 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte. Após dois anos sem ser promovido, devido à pandemia da Covid-19, gestores, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, agentes públicos, imprensa e público em geral poderão participar gratuitamente do Congresso, que terá como tema “Governança e desenvolvimento em foco nas gestões municipais”.

As informações são da AMM.

Esportes:

Cruzeiro tem importante vitória fora de casa

Com um jogador a mais desde os 26 minutos do primeiro tempo, o Cruzeiro sofreu com a forte marcação do Criciúma, mas conseguiu marcar nos acréscimos e venceu por 1 a 0, na noite desta sexta-feira, no estádio Heriberto Hülse, pela nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time celeste pressionou muito, principalmente no segundo tempo, e chegou ao gol aos 47 minutos da etapa final em um belo chute de Jajá. Essa foi a sétima vitória seguida do Cruzeiro na temporada e o sétimo jogo consecutivo sem sofrer gol. O Cruzeiro volta a campo na próxima sexta-feira (3), às 21h30, para enfrentar o Operário, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR), pela 10ª rodada da Série B.

As informações são da Rádio Itatiaia. 

URT encara Inter de Limeira na Série D do Brasileiro

A equipe de Patos de Minas, URT,  duela contra a Inter de Limeira, no interior de São Paulo neste sábado (28), às 16h, em duelo direto pelo G-4. A partida é válida pela 7° rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. A URT soma 7 pontos na tabela, dois a menos que o time paulista, o atual 4º colocado do Grupo 6.

Policial:

Acusado de ser mandante da Chacina de Unaí é condenado à prisão

Tribunal do Júri Federal condenou hoje (27) o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de fiscais do Ministério do Trabalho, em 2004, em Unaí (MG). Com a decisão dos jurados, foi estabelecida pelo juízo a pena de 64 anos de prisão. Mânica poderá recorrer em liberdade da sentença.  O novo julgamento foi realizado nesta semana em Belo Horizonte após o Tribunal Regional Federal (TRF-1), sediado em Brasília, ter anulado, em 2018, a primeira sentença do caso, na qual o fazendeiro foi condenado a 100 anos de prisão, sob a acusação de ter sido o mandante do crime, que ficou configurado como homicídio contra três fiscais e um motorista, por motivo torpe e sem possibilidade de defesa das vítimas.

As informações são da Agência Brasil.

Bebê morre ao ser atropelado por acidente pelo pai no Vale do Mucuri

Um bebê de 1 ano e cinco meses morreu atropelado por acidente nessa quinta-feira (26) em Malacacheta, no Vale do Mucuri. O pai dele, de 25 anos, estava tirando o carro da garagem para trabalhar quando teria atingindo o menino. O jovem contou à Polícia Militar que percebeu um pequeno impacto enquanto manobrava a caminhonete dele, e quando desceu do veículo, viu que o filho tinha entrado na frente e sido atropelado. O Samu foi chamado, mas o bebê morreu no local por conta de um trauma cranioencefálico. O pai e a mãe do garoto foram levados ao Hospital Municipal de Malacacheta, onde recebem assistência médica e psicológica. A PM explicou que, segundo o delegado de Polícia Civil, não foi necessário conduzir o jovem à delegacia por conta das circunstâncias do acidente e o estado de saúde dele.

As informações são da Rádio Itatiaia.

Previsão do Tempo:

Neste sábado (28), o céu fica nublado a parcialmente nublado no Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, o céu fica claro a parcialmente nublado. A temperatura mínima é de 5°C e a máxima 33°C.

Em Belo Horizonte, a previsão indica que o dia será de céu claro a parcialmente nublado. A mínima foi de 12 °C, máxima estimada de 25 °C e a umidade relativa mínima em torno de 35% à tarde.


O post Boletim Amirt Notícias – 28 de maio apareceu primeiro em Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT

Publicidade