fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Direto da AMIRT
  • Alexandre Silveira destaca desenvolvimento social com sustentabilidade em assinatura de estudos para expansão de transporte aquaviário em Furnas

Alexandre Silveira destaca desenvolvimento social com sustentabilidade em assinatura de estudos para expansão de transporte aquaviário em Furnas

Ministro ressaltou que trabalho proporcionará novas possibilidades para o desenvolvimento da região, além de manter a segurança do sistema e preservar os demais usos de navegação, turismo e agricultura

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assinou nesta quinta-feira (19/10), em Brasília, contrato para estudos que visam a expansão de prestação de serviço de transporte aquaviário nos reservatórios das usinas hidrelétricas de Furnas e Mascarenhas de Moraes — conhecido como Peixoto, ambas em Minas Gerais.

Conforme o ministro, esses estudos vão proporcionar novas possibilidades para o desenvolvimento da região. “O lago proporciona desenvolvimento do ecoturismo, da piscicultura e de outras atividades fundamentais para a economia do entorno da represa. Além disso, é também um patrimônio social, que sustenta a economia regional nos setores de agricultura e de turismo. O bom uso do lago pelos vários setores é sinal claro de que a sua existência é compatibilizada com a sustentabilidade”, afirmou o ministro.

Silveira ressaltou a luta pela pauta da região desde quando senador, juntamente com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco. Segundo ele, a assinatura de hoje vai ao encontro da diretriz do presidente Lula de promover o desenvolvimento econômico com frutos sociais, aliado, sempre, à sustentabilidade, levando resultados efetivos para a população.

Operação
A elaboração dos estudos de viabilidade técnica, econômica, ambiental e jurídica para estruturação de modelo de expansão, exploração, operação e manutenção de prestação de serviços de travessia por embarcações, nos reservatórios das usinas hidrelétricas de Furnas e Mascarenhas de Moraes está sendo viabilizado pela Eletrobrás Furnas. O prazo para a finalização do trabalho é maio de 2024. Atualmente existem 18 embarcações em operação na represa.

“Essa assinatura aqui hoje mostra que o Governo do presidente Lula trabalha para atender a todas as brasileiras e brasileiros. Todos já conhecem nossa matriz energética, 88% de energia elétrica limpa e renovável, 50% de matriz geral. E para isso, a utilização sustentável das usinas hidrelétricas é fundamental, ao corresponderem a mais da metade de toda capacidade da matriz de energia elétrica, de 220 GW”, destacou Silveira.

Segundo o ministro, as usinas têm papéis cruciais para manter a estabilidade e a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica.
“Agora é hora de manter a segurança do sistema e preservar os demais usos, como a navegação, o turismo e a agricultura. Por isso, ressalto mais uma vez a importância dos estudos para estimular a navegação nos reservatórios. É com o uso sustentável dos nossos recursos que o Brasil liderará o desenvolvimento de energias limpas e renováveis no mundo para salvaguardar o planeta. É com o uso sustentável dos nossos reservatórios que melhoraremos a vida de nossa gente”, finalizou.

A Usina Hidrelétrica de Furnas entrou em operação em 1963 e está localizada no curso médio do rio Grande, com potência instalada de 1.216 MW. Já a Usina Hidrelétrica de Mascarenhas de Moraes, entrou em operação em 1957 e tem potência instalada de 476 MW. Ela está localizada entre as usinas de Furnas (a montante) e Luiz Carlos Barreto de Carvalho (a jusante), no rio Grande.

Crédito da foto: Tauan Alencar

O post Alexandre Silveira destaca desenvolvimento social com sustentabilidade em assinatura de estudos para expansão de transporte aquaviário em Furnas apareceu primeiro em Portal AMIRT.

Postado originalmente por: Portal AMIRT

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x