fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Uma única foto…

Image
Retirado de arquivo pessoal.

Quanto vale uma memória? Quanto vale lembrar-se de algo importante? Trazer a tona um momento importante para sua vida, sua família, ou pessoas que você ama?

II Timóteo 1.1-11

Retirado de arquivo pessoal.

Há alguns anos estava conversando com meu sogro, e mostrei a ele uma foto que havia restaurado. Era uma foto antiga de família, nela estavam meus avós (paternos e maternos), minha mãe e meu pai e seus irmãos. Era uma foto do casamento deles. Estava um pouco apagada, mas depois que apliquei alguns filtros de correção ela se tornou mais vívida, nítida e com detalhes que pareciam ocultos.

Então ele me disse: “Eu só tenho uma foto do meu pai, ela está muito antiga, e está quase apagando”. Foi ao quarto e trouxe para mim. Era uma pequena foto 3×4, ainda preto e branco, bem gasta nas extremidades, com sinais de desgaste natural e alguns aplicados pelo manuseio constante. Ao pegar aquela foto percebia nela o carinho que era mantido por seu pai já falecido. Era como se todos os ensinos, as falas, trejeitos e passos fossem aplicados a um pedaço de papel com três centímetros de comprimento por quatro de altura.

Naquele instante em que peguei a foto, meu sogro falou: “temo esquecer-me dele se a foto apagar”. Perguntei se podia pegar a foto, ele consentiu, é como se eu levasse parte do seu coração comigo. Levei para casa, digitalizei no scanner, e levei novamente para ele. Trabalhei naquela foto por vários dias, então consegui melhorar a qualidade e mandei revelar no tamanho 10×15. Hoje com meu sogro envelhecendo, percebo que eles muito pareciam. Um marcou a vida do outro, e ele marcou minha vida.

Para Paulo o que marca uma vida é a possibilidade de transmitir uma mensagem de fé. Nossos pais, avós, tios, irmãos e amigos marcam nossa vida quando transmitem conhecimentos que não nos abandonam. Na psicologia existem várias abordagens, no entanto uma bastante aceita é que o homem se desenvolve por fatores biológicos e sociais, onde cada etapa do desenvolvimento é marcada pelo aspecto fisiológico sendo influenciado pelos acontecimentos ao nosso derredor.

Possibilitar aos que nos cercam exemplos de fé, de esperança e amor é algo maravilhoso. Faz com que cada momento seja impar e que aquilo que é extremamente relevante seja gravado em nossa mente de forma permanente e efetiva. Mesmo que fotos desbotem, vídeos se apaguem, pessoas venham a falecer e não mais tenhamos como comunicar com elas, com certeza os seus ensinos permanecerão e a memória de quem eles foram estarão permanentemente em nós.

Pense nisso, o que você está fazendo para que sua memória seja relacionada aos princípios do evangelho? O que você tem transmitido que leva paz ao coração de quem se relaciona com você? Mesmo que fotos se apaguem, quadros não sejam pintados, vídeos percam o movimento, a sua memória estará firmada junto a quem você tocou na caminhada desta vida.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que busca na memória os ensinos dos que me marcaram e amam.