fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Os Trapalhões…

Image
Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/adultos-colagem-ligacao-diversidade-6150432/

Todo domingo nos reuníamos para assistir Os Trapalhões, uma de suas aberturas foi feita em animação gráfica onde um deles chutava os restos mortais de um boi, que se levantava perseguindo o quarteto e arrancava risos de muitos.

Salmo 126.2

Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/adultos-colagem-ligacao-diversidade-6150432/

As piadas dos comediantes tinham duplo sentido e muitas mensagens transmitidas não eram de entendimento para crianças pequenas. Eu ria das caras, e dos bordões de Renato Aragão. Não segurava o riso diante da careca do Zacarias, dos “ésses” com sons de “chis” de Antônio Carlos o Mussúm, bem como os trejeitos e “sustinhos” de Dedé Santana. Hoje quando revejo aqueles episódios fico pensando como a “censura” deixava tais brincadeiras e algumas palavras, pois era uma época em que a repressão ainda era muito severa.

O sorriso nos lábios é sinal de que algo vai bem conosco, ou que desejamos ocultar uma realidade em nossa vida ao disfarçar algo ruim. A grande maioria das vezes é uma expressão de contentamento, ou de alegria. Quando rimos elevamos a dosagem de alguns hormônios como a endorfina, estimulamos neurotransmissores. Damos elasticidade à pele, e em alguns casos estimulamos até mesmo o sistema lacrimal, fazendo assim com que choremos de tanto rir.

Existem vários estudos que comprovam o quanto um sorriso ou o ato de rir é benéfico ao ser humano. Da mesma forma deve haver estudos contrários (mas deixemos isso de lado). A Bíblia ainda enfatiza que rir aformoseia o rosto, ou seja, leva um brilho e reforça uma paz que torna contagiante o coração de quem é afetado por uma boa risada.

A alegria no rosto é uma expressão de confiança e de provisão. Observe uma criança pequena, quando ela diz “esse é meu pai” ou “essa é minha mãe” geralmente o faz com alegria e um sorriso na face. Pois percebe claramente que seus responsáveis o guardam em segurança provendo suas necessidades tornando-se para elas um porto seguro. Raríssimas vezes uma criança apresenta seus pais com medo, apesar de isso acontecer.

É o sorriso a representação de provisão adequada, quando percebemos o cuidado de Deus em toda e qualquer situação. Percebe-se Deus agindo na falta, na dor, na angústia. Compreendemos o agir de Deus nos livramentos, no sustento, no amparo e proteção. Deus faz grandes coisas por nós. O salmista é enfático “nossa boca se encheu de riso” essa expressão idiomática significa alegria incontida, sendo assim não há como parar ou interromper a alegria e o riso presente naquele momento.

Você ficou envergonhado por rir numa hora que não poderia e que deveria ter se controlado? Pois é essa alegria é radiante, evidente e maravilhosa, que invade o coração de quem percebe Deus agindo em sua vida em todos os momentos. E com isso todos verão em nós as bênçãos do Senhor e poderão dizer: “grandes coisas fez o Senhor por eles”. Pense nisso, e se alegre por tudo que Deus tem feito.

Um grande abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que tem a boca cheia de riso.